Lava Jato em Curitiba tem competência jurídica para investigar Lulinha?

Compartilhe:

Compartilhado de Jornal GGN – 

Segundo o diário dos Marinho, a Lava Jato teve dúvida sobre a competência, pois a Oi e o Gamecorp são sediados no Rio de Janeiro

Jornal GGN – Ainda não está claro como a Lava Jato em Curitiba pretende justificar as investigações contra Lulinha, no caso Gamecorp.

Como o GGN mostrou aqui, parte dos negócios do grupo Gamecorp (que tem Lulinha entre os sócios) com a Oi/Telemar, já foi investigado em outros dois inquéritos, em São Paulo e Brasília.




Ambos foram arquivados em 2012 por falta de provas de que as transações entre as duas empresas tenham ocorrido em troca de decisões tomadas pelo ex-presidente Lula.

A inovação da turma de Curitiba em relação aos inquéritos arquivados a pedido do próprio Ministério Público, é a história, ainda sem provas, de que o sítio de Atibaia foi comprado com dinheiro ilícito repassado para o Gamecorp pela Oi.

Mais do que falta de provas para essa narrativa, a Lava Jato padece de falta de justificativa clara para lançar seus tentáculos sobre Lulinha.

E até o jornal O Globo, parceiro da Lava Jato, já publicou informação nesse sentido.

Segundo o diário dos Marinho, a Lava Jato teve dúvida sobre a competência jurídica para deflagrar a operação Mapa da Mina, pois a Oi e o Gamecorp são sediados no Rio de Janeiro.

A única coisa que está nas mãos da turma de Curitiba é “a origem da investigação sobre a Andrade Gutierrez, controladora da tele”.

Quando fez acordo com a Lava Jato, em 2015, a Andrade Gutierrez “assumiu o compromisso de promover investigações internas e esclarecer pontos trazido por investigadores.”

Ocorre que, questionado sobre os contratos com o grupo Gamecorp, o delator Otávio Azevedo, da Andrade Gutierrez, assinou um termo chamado de “anexo negativo”, “em que atesta não ter conhecimento de ilícitos relacionados ao episódio” que supostamente envolve Lulinha.

Leia também:  O que esperar da guerra de Bolsonaro contra o jornalismo em 2020?, por Rogério Christofoletti

Ou seja, até o momento, a Lava Jato em Curitiba não apresentou nenhum elemento que prove sua competência para investigar o filho do ex-presidente Lula no caso Gamecorp/Oi.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias