O Festival Lê Comigo existe há 10 anos, sendo que antes dos últimos dois anos chamava-se com o Maratona de História. “É uma importante forma para solucionar a questão das bibliotecas fechadas na pandemia, libertar o conteúdo dos livros presos. Assim, mesmo com os livros presos, as histórias estão livres em cada um de nós!
Por esta razão, o tema do Festival deste ano foi “Abraço Literário”, onde 50 artistas da palavra se disponibilizaram, de forma voluntária, para realizar a calorosa construção desta Biblioteca de Pessoas!”
O projeto foi finalista, em 2019, do Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, ganhou o Prêmio Paulo Freire pela Alerj, recebeu Moção Honrosa na Câmara Municipal e o Prêmio Qualidade em Foco pela Terceira Coordenadoria Regional de Educação da SME – Secretaria Municipal de Educação.
Professora Ensino Fundamental, regente responsável pelo acervo e mediação/dinamização de acervo pela Sala de Leitura J.G. de Araújo Jorge, Ana Soares, também conhecida como Anamô é escritora, contadora de histórias, mediadora de Leitura Literária, idealizadora do Projetos Lê Comigo e Mãos no Mundo, Especializanda em Literatura Infantil e Juvenil e estudante da Escola Portátil de Música.