Leia uma história de quarentena, com Guimarães Rosa como personagem, e ganhe um filme inteiramente grátis

Compartilhe:

Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado

“Porque eu só preciso de pés livres, de mãos dadas e de olhos bem abertos” (Guimarães Rosa)




Praticar Guimarães Rosa tendo os pés livres, mãos dadas e olhos bem abertos deveria ser nossa missão humanista. Digo isso porque o encadeamento de encontros, de amizades, nos faz Guimarães Rosa no dia a dia. Vou contar aqui uma história que envolve uma garotada que despertou para Rosa em sua escola e um cineasta de 70 anos, totalmente “Guimarãesroseano”, que se deram as mãos via WhatsApp.

No nosso blog, dentro do projeto Sarau Delivery, para o qual artistas enviam vídeos para quem está no isolamento social, postamos em 07 de julho Valentim Frateschi e Maria Eduarda Coimbra cantando e tocando uma música criada pelo primeiro inspirada em “Grande Sertão Veredas”, de Guimarães Rosa. Como faço rotineiramente nestes quase quatro meses de quarentena, envio a postagem via WhatsApp para os amigos que, igualmente, estão recolhidos.

Enviei para o cineasta Silvio Tendler e, de pronto, recebo um áudio dele, elogiando a garotada e enviando para o Valentim e parceiros o link do filme que fez em 2013:  “Sujeito oculto na rota do Grande Sertão”.

O filme, com 27 minutos, refaz o percurso, 60 anos depois, do trajeto que o escritor fez pelo sertão de Minas Gerais, no qual se inspirou para escrever “Grande Sertão, Veredas” e “Corpo de Baile”.

Contada a história, aqui está o link do filme para vocês viajarem com Guimarães Rosa, sob a direção de Silvio Tendler, a companhia de boiadeiros e seus costumes e as vozes de Milton Nascimento e Zezé Motta.

https://www.youtube.com/watch?v=msVVw8–LOo&feature=youtu.be

 

 

 

 

 

 

Obrigado, Silvio. Obrigado Rosas – Guimarães e Ana Rosa Tendler

 

Veja aqui a postagem “Sarau Delivery, a arte na quarentena, apresenta Valentim Frateschi e Maria Eduarda Coimbra cantando o sertão, de Guimarães Rosa, que há dentro de nós

 

https://bemblogado.com.br/site/sarau-delivery-a-arte-na-quarentena-apresenta-valentim-frateschi-e-maria-eduarda-coimbra-cantando-o-sertao-de-guimaraes-rosa-que-ha-dentro-de-nos/

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Posts Populares
Categorias