Programação gratuita da Exposição Cidade 60+, no Rio, traz ainda instalações sobre mobilidade, acessibilidade, direito à cidade e resgate de memórias.
Compartilhado de Projeto Colabora
Na foto: João Silvério é o último entrevistado da série ‘LGBT+60: Corpos que Resistem’. ‘O preconceito na terceira idade LGBT é muito presente, muito óbvio’, conta. (Foto: Felippe Franco)
Em cartaz até 16 de julho no Museu da República, a Exposição Cidade 60+ chega em seu último final de semana de exibição. A mostra convida o público de todas as idades a vivenciar situações do cotidiano na cidade, além de discutir temas como saúde, preconceito, qualidade de vida e acessibilidade das pessoas com mais de 60 anos. “LGBT+60: Corpos que Resistem”, série do #Colabora produzida pelo jornalista Yuri Alves Fernandes, é um dos destaques.
A obra, veiculada no nosso canal do Youtube desde 2018, mostra a trajetória de idosos LGBT+ no Brasil e suas histórias marcadas pela resistência política e social. Para a Exposição, foi montada uma versão especial de oito minutos com trechos dos episódios que já estão no ar.
“Como jornalista e homem gay, é uma realização profissional e pessoal enorme levar para as pessoas essas histórias. Pela sensibilização, conseguimos alcançar muita gente – mais de 1,5 milhão de views no Youtube – e ocupar diferentes espaços: festivais, cinemas, universidades e, agora, museus. Eu sinto que esse projeto traz conhecimento mas também esperança, principalmente para a comunidade LGBT+, que ainda tem muita dificuldade de se enxergar na velhice justamente por falta desses modelos de representação”, conta Yuri Alves Fernandes, que atualmente está produzindo a terceira temporada.
O acervo reúne ainda intervenções artísticas como fotografias documentais de Claudia Ferreira, um curta-metragem imersivo de Andressa Núbia, uma videoinstalação de Leonardo Martins, o yarnbombing ou bombardeio de fios da artesã Luiza Andreia, lambes de Alberto Pereira. A mostra conta com audiodescrição e tradução em Libras – a Língua Brasileira de Sinais.
A Exposição Cidade 60+ faz parte de uma plataforma de conteúdos e experiências sobre temas como saúde, preconceito e acessibilidade das pessoas com mais de 60 anos. É possível visitar também a Exposição Virtual Cidade 60+.Com idealização da Festum e coorealização da Folguedo, a exposição tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura / Ministério da Cultura e patrocínio da Sotreq.
Serviço
Exposição Cidade 60+
Data: Até 16 de julho
Horário: Das 10 às 17h de terça a sexta / das 11 às 17h sábados, domingos e feriados / Fechado às segundas feiras
Local: Museu da República, Rio de Janeiro
Endereço: Rua do Catete, 153 – Catete, Rio de Janeiro – RJ, 22220-000
Ingressos: entrada gratuita