Lígia Regina & Eder Lima
Show Pisagens
——————————————————————————–
O presente trabalho musical Pisagens de Lígia Regina & Eder Lima, trazem o repertório do mais recente CD, lançado em abril (2018) nas plataformas digitais, onde o duo visa resgatar parte das músicas compostas nos idos dos anos 1980 no MPA, (Movimento Popular de Arte ) e juntamente com canções inéditas vesti-las de maneira atual e bem brasileira, com pitadas de jazz e lirismo. Um lirismo forjado na poética dura do cotidiano da periferia paulistana do extremo leste de São Paulo, nos caminhos da estrada de ferro variante, mais especificamente em São Miguel Paulista, distante do centro e da efervescência cultural instalada na maior capital da América do Sul nos anos 1980.
O Movimento Popular de Arte (que em 2018 completou 40 anos) propiciou régua e compasso ao marcar a trajetória artística da dupla que atua de forma expressiva a partir de linguagens múltiplas além da música, (artes visuais, poesia e arte educação).
Após a década de 1990, depois de um período de trabalhos individuais, shows e eventos com vários artistas, tais como Juca Chaves, Celia, Happin Hood, Edvaldo Santana, Jorge Mautner, dentre outros. Ligia Regina e Eder Lima desenvolvem um trabalho de resgate da musica brasileira com ênfase no repertorio dos festivais de música brasileira e nas novas indicações estilísticas da Bossa Nova e da Tropicália que abriram novos rumos e perspectivas à musica popular brasileira.
Até meados dos anos 2000, esse trabalho, desenvolvido mais especificamente na região norte do Paraná (Londrina, Cornélio Procópio, Maringá, etc.) e em algumas regiões do estado de São Paulo.
De volta a São Paulo, inicia-se o resgate do trabalho autoral dos tempos de MPA, até então inedito e da criação de novas composições que culminaram com o presente trabalho, fruto de um profundo processo de relações culturais, estudos formais em música e parcerias surgidas nessas três décadas.
Do ponto de vista estético, o CD Pisagens foca na diversidade de gêneros musicais: choro canção, bossa, fado, ciranda, samba, maracatu e pitadas de black music, hip-hop e jazz que compõem um repertório que potênciliza a cultura brasileira e sua universalidade expressa em cada canção. A riqueza harmônica e rítmica da música brasileira e seus substratos culturais estão presentes nas composições e arranjos produzidos pela dupla. Do ponto de vista conceitual o atual projeto musical tem como pressuposto a ideia da arte enquanto acontecimento, encontro e celebração da vida. Arte, enquanto ação criadora que marca, que deixa vestígio, pegada, rastro. Que construa caminhos.
Compositores:
Ligia Regina – Cantora, compositora, poeta e artista plástica, arte educadora e ativista cultural. Iniciou sua trajetória nos movimentos de cultura, festivais de teatro e música no norte do Paraná. Em São Paulo, em meados da década do 1980 atuou no Movimento Popular de Arte (MPA) de São Miguel Paulista. Com forte influência da MPB, transita por vários estilos musicais. Artista Plástica, traz em sua poética visual a busca da essência feminina escondida por traz da força da mulher contemporânea.
Eder Lima – Músico (Saxofonista – flautista e violonista), artista plástico, poeta e compositor, arranjador e produtor musical. Ativista dos movimentos de cultura e arte no inicio da década de 1980 quando participou do grupo Migalhas na Mesa e posteriormente do grupo Matéria Prima. Integrou o Movimento Popular de Arte (MPA) tendo seguido carreira como Músico se apresentando em eventos, shows e casas noturnas de São Paulo. Coordenou a Estação Vila Augusta – Casa de Cultura quando esta participou em 2007 do Projeto Cultura Viva e dos Congressos Nacionais de Cultura – TEIA, tendo se apresentado com vários grupos e músicos como Happin Hood, Célia, Edvaldo Santana, Jorge Mautner, dentre outros.
Banda:
Elias Caju – Bateria
Valter Câmara– Percussão
Helinho Castelhano – Guitarra
Gledson Cassius – Baixo
Robb Oliveira – Teclados
Trompete – Luisinho Nascimento
Trombone – Samuel Marques
Vocais – Fabiana Nazareth e Wesley More