A boneca que resistiu ao golpe militar
Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado
Reproduzo aqui mais um texto da jornalista e escritora Luiza Villaméa sobre o seu livro “A Torre – O cotidiano de mulheres encarceradas pela ditadura”.
Leiam histórias destas mulheres covardemente torturadas (aliás, existe tortura sem covardia?), que foram levadas para o Presídio Tiradente, em São Paulo, onde ficaram na chamada “Torre das Donzelas”, denominação romântica só nome.
A obra relata a rotina sofrida de mulheres, literalmente guerreiras, que colocaram suas vidas em risco na luta contra a ditadura militar. Infelizmente, muitas destas foram assassinadas nestes anos sombrios.
“Camila ganhou esta boneca durante visita à mãe, presa na Torre. Tinha cinco anos e voltou para o Rio embalada pelo mimo, tecido ponto a ponto na construção centenária.
Desde que os pais foram presos, Camila embarcava a cada 15 dias no trem noturno que ligava o Rio a São Paulo. Dividia a cabine com o irmão, Paulo, um ano e meio mais velho, e a tia Laura.
A viagem era até interessante, mas Camila detestava caminhar da Estação da Luz até o Presídio Tiradentes. Tudo muito cinza. Pior ainda passar pela revista na entrada da penitenciária.
Camila quase esquecia a revista invasiva quando encontrava os pais, no pátio masculino. Rita sempre recebia os filhos com algum regalo preparado nos dias de ausência.
Alguns presentes se perderam no caminho, mas a boneca de cabelos escandalosos resiste bravamente à passagem do tempo. Nem parece ter mais de meio século.
A história das visitas que Camila, Paulo e outras crianças faziam a mães e pais presos políticos está em “A Torre – O cotidiano de mulheres encarceradas pela ditadura”, publicado pela Companhia das Letras. Já nas livrarias. Tem também e-book.
Foto: Camila Sipahi Pires
#atorre #nãoficção #mulheres #bookgram #jornalismo #literatura #ditaduramilitar #companhiadasletras
Adquira a “A Torre” via sites da Amazon, de livrarias e no da Companhia das Letras. Tem também e-book.
Aqui o link editora. https://www.companhiadasletras.com.br/…/9786559…/a-torre
Ah, no Rio de Janeiro você encontra a obra na Livraria Folha Seca, do amigo do Bem Blogado, Rodrigo Ferrari. Cantinho mais gostoso da Rua do Ouvidor: número 37, Centro.
http://www.livrariafolhaseca.com.br/
(21) 2507-7175