Compartilhado do Site Anistia Política –
A chacina da Lapa ou massacre da Lapa (16 de dezembro de 1976) foi uma operação do exército brasileiro no Comitê Central do PCdoB – localizado na Rua Pio XI, nº 767, no bairro da Lapa em São Paulo – que culminou com a morte de três dos dirigentes do partido (Pedro Pomar, Angelo Arroyo e João Baptista Franco Drummond) e na captura de vários outros, submetidos a sessões de torturas que se prolongaram por semanas. Na ocasião o PCdoB atuava clandestinamente em função da proibição imposta pelo regime militar.
Escrito por Pedro Estevam da Rocha Pomar, neto de um dos dirigentes mortos pelo exército, o livro Massacre na Lapa – Como o Exército liquidou o Comitê Central do PCdoB — São Paulo, 1976 (FPA, 2006) se propõe a recuperar a memória desse episódio sangrento de nossa história. Desde a determinação da ditadura em liquidar os dirigentes do PCdoB até o drama dos que ousaram lutar naqueles anos difíceis.
Download do Livro
massacre-na-lapa2006 Baixe o arquivo integral em PDF da terceira edição do livro Massacre na Lapa – Como o Exército liquidou o Comitê Central do PCdoB — São Paulo, 1976 (FPA, 2006).
Documentário
Assista a versão preliminar de um documentário sobre o caso, dirigido por Beatriz Hermanson Pomar
ABAP – Associação Brasileira de Anistiados Políticos