Luiz Inácio falou, Luiz Inácio Avisou. Parte 2: Greenwald entrevista Lula

Compartilhe:

 

Como vivemos numa montanha russa constante, vamos recordar aqui a entrevista Glenn Grenwald, pelo Intercept, com Lula, publicada em 21 de maio último. Aqui, Lula bate na tecla da falta de provas, fala das mentiras de Moro e companhia, das condições na prisão, de Ciro Gomes e da destruição que o Brasil vem sofrendo. Edição do Bem Blogado.

Na abertura do texto, o Intercept acentua: “No Brasil, é comum que criminosos deem entrevistas de dentro da cadeia – mas Lula é diferente. O ex-presidente da República foi impedido de falar durante toda a corrida eleitoral, que chegou a liderar antes de declarar apoio a Fernando Haddad. E tem convicção do porquê: para ele, toda a movimentação da Lava Jato, operação da PF responsável pela investigação que resultou em sua condenação de mais de 12 anos, foi uma manobra para evitar que ele disputasse a presidência e o PT voltasse ao poder.”




 

Premonitório, Lula, em maio, “responde”  ao presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Victor dos Santos Laus, que afirmou em 01 de outubro que o ex-presidente “desfruta de uma condição especialíssima” na prisão e que “pode-se dizer que é uma regalia”.

Eu não sei o que é tratamento humanitário na prisão. Eu estou preso, estou numa solitária – a verdade é que é uma solitária – porque eu fico a maioria do tempo inteiro sozinho, recebo os meus advogados e só. E a família uma vez por semana. Eu não sei se isso é bom. O que me faz suportar tudo isso sem ódio e com muita esperança é que tem milhões e milhões e milhões e milhões de brasileiros que, mesmo em liberdade, vivem pior do que eu estou vivendo.

É tortura?

Faz muitos anos que nós brigamos para acabar a tortura. Agora a tortura é mais sofisticada. Ela é com base na delação premiada, onde as mentiras são contadas milhares de vezes ao mesmo tempo, e as pessoas às vezes ficam dois ou três anos presas até dizerem o que o promotor ou o delegado querem ouvir. Eu poderia citar como exemplo a delação do Palocci, em que ele está mentindo da forma mais… sabe, quase que… é quase que uma coisa inexplicável. Você pega o Leo [Pinheiro], que está preso, tentando contar mentiras o tempo inteiro, e a senha é tentar falar do Lula. Isso já faz cinco anos.

Provas?

Você sabe que eu estou aqui e que nem o juiz, nem o procurador, nem o delegado da Polícia Federal que fez o inquérito têm nenhuma prova contra mim. Eles sabem que o apartamento não é meu, eles sabem que a chácara não é minha, mas eles contaram uma mentira…

Para ficar muito claro, eu acho que se alguém roubar deve ir para a cadeia sendo do PT ou não sendo do PT, sendo católico ou evangélico, sabe? Roubou, tem que ir para a cadeia. Julgou, apurou, sabe, provou que roubou, vai para a cadeia.

Este é o Estado de direito que nós queremos construir. Agora, o que eu estou desafiando são as pessoas que me prenderam, sabe, a mostrarem ao mundo uma única prova contra mim.

Moro mentiroso

Um juiz que depende da imprensa para condenar não é juiz. Um juiz para condenar, ele tem que condenar em função dos autos do processo, em função das provas, contra ou a favor do que ele tenha. Então, eu vou dizer aqui para você em bom som: ele é mentiroso, o delegado que fez o inquérito meu do apartamento é mentiroso, o TRF4 mentiu ao meu respeito.

Não pensa que estou dizendo isso com prazer, porque eu sei quais são as consequências para mim. E para mim tudo que eu desejo é que o Moro faça um discurso todo dia. Quanto mais ele falar, mais ele vai se comprometer. Ele não nasceu para fazer algo além de ler o código penal. Então, eu, você sabe que eu tenho um compromisso de vida e é de provar que essa gente mentiu a meu respeito.

Por que a direita está crescendo?

Olha, tem um livro do Mia Couto, que é um grande escritor moçambicano, que tem uma frase que é o seguinte: “em tempo de terror, escolhemos monstros para nos proteger”. Ora, quando você cria o ódio na sociedade, quando você cria a antipolítica, quando você tira a esperança de qualquer pessoa, sabe, nas instituições existentes, ou seja, qualquer coisa vale. Qualquer coisa vale. Eu sei que os americanos não acreditavam que o Trump tivesse a menor chance. E por que com o tempo o Trump ganhou as eleições? Não foi por causa do Putin, como eles tentam falar. É por causa da mentira, do fake news como aqui no Brasil.

Ciro Gomes

Veja, a minha estratégia, a primeira estratégia minha (…) eu vivi em 1989. Em 1989, o Brizola, de quem eu tenho muita boa recordação, achava que ia ser presidente. O Brizola voltou do exílio presidente da República e, quando teve as eleições, fui eu que fui para o segundo turno. Você sabe que o Brizola chegou a pedir para que eu e ele desistíssemos para apoiar o Mário Covas? Eu falei: “Brizola, mas se o povo quisesse votar no Mario Covas, teria votado, por que que não votou? Como é que eu vou ficar agora com os eleitores que votaram em mim? Eu vou desistir para apoiar o Mário Covas, que perdeu?” Olha, se o povo queria votar no Ciro no segundo turno, por que que não votaram no primeiro?

Gente, vejam, o Ciro reclama porque o PT fez articulação política para trazer o PCdoB e PSB. O que ele queria que o PT fizesse? Que o PT não fizesse nada? Ele queria que o PT não conversasse com o PSB, porque…

Ora, mas veja, deixa eu te falar uma coisa, o Ciro tem que aprender uma coisa, isso em política é importante, se você for entrar na política um dia, aprenda isso: se você quiser que alguém goste de você, você precisa aprender a gostar da pessoa. Se você quiser que alguém te respeite, você precisa respeitar as pessoas.

Olha, se o Ciro queria de verdade o apoio do PT, ele poderia ter conversado com o PT. Eu vou lhe contar uma história que você não sabe e que ninguém nunca contou para ninguém, porque o Ciro nunca contou. Uma vez o Mangabeira Unger vai no escritório e fala assim para mim: “Olha, nós fizemos uma reunião com o Haddad e o Ciro, e nós conversamos do Haddad ser vice do Ciro.” E eu falei para o Mangabeira: “Você não acha que antes você deveria ter conversado com o PT?”

Ora, eu perdi quatro vezes até chegar lá, o Ciro já perdeu três, quem sabe ele perde mais uma. Se o Ciro quiser aliados ele tem que saber conversar, ele tem que saber convencer as pessoas, ele tem que assumir compromissos programáticos.

E eu acho, veja, o Ciro sabe da relação que eu tenho com ele. Eu sempre tive uma relação de muito respeito com o Ciro e sou agradecido ao Ciro de ter participado do meu governo, e vou lhe dizer mais, eu era contra o Ciro ser candidato a deputado, eu convidei ele para ser presidente do BNDES.

Brasil sendo destrúído

Eu estou aqui há um ano e dois meses. Sabe, estou muito… todo dia eu faço exercício para me controlar, para não ficar com raiva e estou vendo o Brasil sendo destruído, estou vendo a soberania nacional, estou vendo os militares se entregarem, sabe, às críticas estapafúrdias, é um negócio assim que eu não consigo imaginar aonde nós chegamos.

Esse país em 2008 tinha um compromisso de ser a quinta economia do mundo. Esse país virou coqueluche no mundo. Esse país é o país responsável de fortalecer o Mercosul, criar a Unasul, criar a Selac, criar os BRICS, criar o Ibas, fazer reunião entre o mundo árabe e a América do Sul, fazer reunião entre o mundo árabe, entre África do Sul e América Latina, entre país africano e América Latina…

Deixa eu lhe falar uma coisa, querido, esse país está jogando fora tudo que foi construído, e agora está jogando fora um sonho com esse corte nas universidades. (…) Então o povo só tem um jeito, e é reagir. Ele não foi eleito para destruir o Brasil, ele não foi eleito, e aliás ele não participou de nenhum debate, ele não tem programa, ele não tem nada.

Aqui a íntegra do vídeo e o texto total da entrevista:

https://theintercept.com/2019/05/21/greenwald-entrevista-lula-bolsonaro-nova-politica/

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Posts Populares
Categorias