Da Redação: Muita festa e muito “Fora Temer” na Avenida Paulista, em São Paulo. Festa pela presença de Lula, que falou um público estimado pelos organizadores em mais de 100 mil pessoas. E o “Fora Temer” é obvio, até na voz de uma criança de seis anos que cantou no Metrô da Estação Consolação até a Estação Vila Madalena.
E quando Lula fala, o povão se cala para ouvi-lo. Silêncio quase que total e a voz rouca do maior líder popular brasileiro ecoando pela avenida mais importante do Estado de São Paulo.
E foi para este público todo ouvinte que Lula falou que Serra recuperou a síndrome de vira-latas ao voltar a se rebaixar aos Estados Unidos.
E foi para um público aplaudidor que Lula falou da força da militância de todas as idades que estão mudando a história do golpe com a presença constante nas ruas.
E para um povo esperançoso, Lula disse que quanto mais o provocam mais ele pode ser candidato a presidente em 2018.
Lula falou para um público revoltado que o golpe não foi só contra Dilma e contra ele, mas sim contra todo o povo brasileiro, principalmente aos mais pobres. E provocou Temer a devolver o cargo que “roubou”.
E para um público solidário, Lula falou que já não suporta mais ouvir que será preso, mas desafiou que encontrem um real ilícito em suas contas.
Para um público de ações coletivas, Lula disse também que está cansado de ouvir dizer que o PT é uma organização criminosa e que todos os filiados do partido deveriam entrar com processos na Justiça contra esta afirmação.
Lula ainda desabafou e se emocionou ao dizer que não perdoa o vazamento de suas conversas telefônicas (feitas pelo juiz Sérgio Moro à Globo). “Fizeram isso para execrarem minha imagem e me impedir que eu seja candidato a presidente. Quanto mais me provocarem, mais eu corro o risco de ser candidato a presidente”.
“Este é o Lula que queríamos ouvir. Ele lava a nossa alma”. Frase solta ouvida na multidão que começou a sair da Avenida Paulista assim que Lula encerrou sua fala. E na saída da Paulista e no metrô ouvia-se ainda ecoando o “Fora Temer”. Lula lava a alma das pessoas e Temer cada dia é mais visto como golpista e traidor. Não passarão.