Publicado no Jornal GGN –
O ex-presidente Lula disse, na manhã desta terça (14), que aguardou “pacientemente” o momento de, diante de um “juiz imparcial”, poder contar os fatos a respeito das denúncias feitas pela força-tarefa da Lava Jato em Brasília.
Lula falou pela primeira vez como réu, na ação em que Delcídio do Amaral o acusa de ter sido o mentor de um plano para impedir que Nestor Cerveró fizesse uma delação premiada. O processo por formação de quadrilha está nas mãos do juiz Ricardo Leite.
Lula, ao falar em “juiz imparcial”, fez uma alusão velada aos problemas que sua defesa enfrenta com o juiz Sergio Moro, que cuida da operação em Curitiba. Moro já denunciado à Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas por fazer uso de lawfare – empregas instrumentos jurídicos numa perseguição de cunho político contra o ex-presidente.
O Estadão divulgou o vídeo do depoimento de Lula. Ao longo de 48 minutos, ele fala sobre o massacre midiático que enfrenta em função da Lava Jato e diz que só tinha um brasileiro interessado em evitar a delação de Cerveró: o próprio Delcídio do Amaral.
Assista abaixo: