Em entrevista a rádios de Brasília, o ex-presidente Lula detonou a ida do atual mandatário da República, Jair Bolsonaro, à Rússia. Bolsonaro foi a Moscou na semana passada para visitar o presidente russo Vladimir Putin, pouco antes do início do conflito entre o país e a Ucrânia.
Por Davi Nogueira, compartilhado de DCM
“Parece até uma piada que o Bolsonaro foi lá e tentou passar para a sociedade que foi lá numa missão para resolver a paz. Essa coisa de guerra é complicada”, afirmou Lula.
Lula condena invasão russa à Ucrânia
O petista também condenou o ataque da Rússia, que anunciou a invasão ao país vizinho nesta quinta-feira (24) e reconheceu a independência de regiões separatistas.
“É lamentável que na segunda década do século 21 a gente tenha países tentando resolver suas diferenças através de tiros, bombas e ataques quando isso deveria ser resolvido atras de mesas de negociações”, declarou.https://cdc835a039d5a35a63f3e36933fa454d.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
“É importante que essas pessoas aprendam que guerra não leva a nada, a não ser ao desemprego, a fome. O ser humano tem de criar juízo e resolver suas diferenças em mesas de negociações, não em campos de batalha”, acrescentou o ex-presidente.
“ONU poderia ter evitado essa guerra”
Lula lamentou o que chamou de ação “decorativa” das Nações Unidas. Ele ressaltou que o órgão poderia ter tomado uma atitude contra Vladimir Putin.
“É importante que se aumente a capacidade de governança da ONU. Que não seja uma instituição apenas decorativa. Ela poderia ter tomado decisões para evitar essa guerra”, disse ele.
Confira trecho da fala de Lula: