Lula estará em casa nos próximos meses

Compartilhe:

Por Afrânio Silva Jardim –

Julgamento do STJ com dois votos já prolatados, reduzindo as penas. Assim, em alguns meses o ex-presidente Lula irá progredir para o regime semi-aberto. Isto, na pior das hipóteses.

Há de ser considerada, na fase de execução, a remissão da pena de reclusão em um terço. Pelo fato de o Lula não poder estar trabalhando, há precedentes judiciais admitindo tal remissão em face de comprovada leitura de obras regularmente publicadas.




Por outro lado, tendo em vista o lamentável teor dos votos já prolatados, eu concluo mais uma vez: quando os juízes querem decidir de uma determinada maneira, eles saem à cata de argumentos e precedentes judiciais e selecionam aqueles que corroboram a decisão que já têm em mente, que, por um motivo ou outro, eles desejam.

Vale dizer: na realidade, em casos de viés ideológico, os magistrados primeiro decidem internamente e depois pesquisam argumentos para tentar dar lastro à sua vontade condenatória.

No presente caso, a inversão lógica e jurídica ficaram patentes, mormente quando os ministros examinaram a tese da incompetência da justiça, do foro e do juízo, bem como quando examinaram a tipicidade do crime de corrupção passiva e da inexistente lavagem de dinheiro. Lamentável.

Afranio Silva Jardim, professor associado de Direito Processual Penal da Uerj.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias