Lula lamenta morte de Cerqueira Leite, “um dos nossos maiores cientistas do desenvolvimento da pesquisa e avanços da ciência no Brasil”

Compartilhe:

Cerqueira Leite morava em uma casa no bairro Gramado, área nobre de Campinas, onde já recebeu para almoços com intelectuais a ex-presidente Dilma Rousseff e o Presidente Lula

Compartilhado de URBS Magna




Rogério Cerqueira Leite foi um dos nossos maiores cientistas e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da pesquisa e avanços da  ciência no Brasil“, afirmou o Presidente da República Federativa, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em nota em suas redes sociais, neste domingo (1/12).

O cientista morreu na madrugada deste domingo, em Campinas (SP), aos 93 anos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materias), instituição do qual o físico era presidente de honra e ex-diretor geral.

O Presidente Lula disse mais sobre Cerqueira Leite: “Engenheiro e físico, contribuiu ensinando, pesquisando e criando departamentos e centros de pesquisa em diversas universidades brasileiras, em especial na Unicamp. Foi fundamental para a criação do CNPEM. Teve forte atuação também na formatação e defesa das políticas para ciência e na defesa da democracia, de um estado forte e a favor da justiça social em nosso país. Em 93 anos de vida deixou contribuições em tantas áreas, que seu legado continuará dando frutos e não será esquecido. Meus sentimentos aos familiares, amigos, alunos e admiradores de Rogério Cequeira Leite“.
Veja abaixo e leia mais a seguir:

Segundo a Prefeitura de Campinas, o cientista morreu no Hospital Centro Médico, onde estava internado. O velório de Cerqueira Leite foi iniciado às 12h na capela do Cemitério Flamboyant, em Campinas, com sepultamento previsto para 17h.

Cerqueira Leite foi uma dos mais importantes cientistas brasileiros. Doutor em física pela Universidade de Paris, foi diretor dos Institutos de Física e Artes e Coordenador Geral das faculdades da Unicamp, universidade que era professor-emérito.

O físico também comandou o CNPEM, instituição responsável pela gestão dos Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), de Biociências (LNBio), de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e de Nanotecnologia (LNNano).

Rogério Cerqueira Leite morava em uma casa no bairro Gramado, área nobre de Campinas, onde já recebeu para almoços com intelectuais a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias