Em meio ao conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas, o presidente Lula (PT) planeja uma reunião bilateral com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, neste sábado (17). O encontro está agendado para ocorrer em Adis Abeba, capital da Etiópia, onde o brasileiro desembarcou nesta sexta-feira (16) para participar da Cúpula da União Africana.
Por Guilherme Arandas Domingos, compartilhado de DCM

Essa reunião acontece apenas dois dias após Lula anunciar um compromisso adicional de assistência financeira à Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Médio, UNRWA, na sigla em inglês.
O petista declarou na quinta-feira (15) que o Brasil fará uma nova contribuição para a UNRWA. Isso ocorre em meio a cortes de financiamento por parte de diversos países, incluindo os Estados Unidos.

O presidente do Brasil ainda afirmou: “Meu governo fará um novo aporte de recursos para a UNRWA, e exortamos todos os países a manter e reforçar suas contribuições”, sem especificar o valor. A UNRWA está sob investigação em Israel devido a alegações sobre conexões de seus líderes com o grupo terrorista Hamas.
Essas alegações levaram os principais doadores, como os Estados Unidos, o maior contribuinte, a suspenderem o financiamento para a agência. A falta de financiamento pode levar à suspensão de todas as operações da UNRWA até o final deste mês.
Além desta reunião com o Presidente da Autoridade Palestina, o presidente Lula tem prevista pelo menos mais uma reunião bilateral na Etiópia: com o Secretário-Geral da ONU, António Guterres.