Pesquisa aponta um movimento muito semelhante a dois dias das eleições aos dos levantamentos da época; confira aqui
Por Julinho Bittencourt, compartilhado da Revista Fórum
Apenas duas vezes desde a redemocratização um presidente foi eleito no primeiro turno das eleições. Foi Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 1994 e 1998 respectivamente.
Na ocasião, FHC tinha, às vésperas das eleições, praticamente a mesma intenção de votos que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve na última pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (29), a três dias do pleito.
De acordo com o levantamento, Lula subiu um ponto percentual com relação à última pesquisa do instituto e chegou a 48% das intenções de voto. Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, fez o mesmo movimento e foi de 33% para 34%. Ciro Gomes (PDT) marca 6% das intenções de voto, enquanto Simone Tebet (MDB) vem com 5%.
1994
Na mesma situação, em 1994, quando FHC acabou vencendo com 54,28% dos votos, ele aparecia com 48% no Datafolha, em levantamento realizado entre 30 de setembro e 1º de outubro, ou seja, a dois dias das eleições.
A distância entre FHC e Lula na época era maior do que a do ex-presidente para Bolsonaro hoje. O petista teve nas últimas três pesquisas de 84 entre 22 e 23%. Agora, na mais recente pesquisa, Bolsonaro teve 33% de intenções de voto.
1998
Movimento semelhante ocorreu em 98, na reeleição de FHC, quando venceu com 53,06%. Apesar de ter uma votação menor do que na eleição anterior, o ex-presidente do PSDB tinha 49% das intenções de votos no Datafolha contra 26% de Lula.