Lula deve ter maioria dos federais do RJ; jornalista Chico Pinheiro, cotado para ser porta-voz da Presidência e prefeita do interior segue internada
Por Marroni Alves, compartilhado de Diário do Rio
Levantamento feito pelo DIÁRIO DO RIO, com base nos dados e históricos político dos 46 deputados federais eleitos pelo Estado do Rio de Janeiro no último dia 02 de outubro, dão conta que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, deverá ter o apoio de 28 dos 46 deputados federais fluminense na maioria de suas propostas dentro da Câmara.
Difícil imaginar alguns parlamentares reeleitos fazendo oposição, dado o perfil municipalista e por fazerem parte do núcleo do centrão dentro do Congresso. Já outros, estão em Brasília representando suas bases, cidades e regiões. Ser oposição, significa dificuldade de acessar a Esplanada, liberação de emendas parlamentares e levar obras para suas cidades.
O núcleo duro da oposição na bancada fluminense, deve contar com 15 parlamentares. E a bancada fechada com Lula em qualquer ocasião, terá 19 deputados.
Internada e sem previsão de alta
Desde da última sexta-feira (11), a prefeita de São Francisco do Itabapoana, Francimara Barbosa Lemos (SDD), está internada no Hospital Manoel Carola, com quadro diverticulite aguda. Informações divulgadas pela equipe médica, diz que a prefeita segue lúcida, sem dor e acompanhada pelo esposo, o ex-prefeito, Frederico Barbosa Lemos.
Dois meses e meio
Após a Alerj afastar Eurico Júnior (PV) do mandato de deputado estadual por ordem judicial, tomou posse na última sexta-feira (11), Rafael do Gordo (DC), terceiro suplente nas eleições de 2018 na coligação PV/DC. Rafael foi vereador de São Gonçalo e exerceu dois mandatos na Alerj. Volta ao parlamento estadual para cumprir dois meses e meio de mandato.
Paulo Guedes vai ter que se explicar
O deputado federal Áureo Ribeiro (SDD-RJ), apresentou requerimento para o ainda Ministro da Economia Paulo Guedes, vá a Comissão de Fiscalização da Câmara, prestar esclarecimentos “acerca de denúncias sobre a nomeação de sua irmã, a Sra. Elizabeth Guedes, pelo Presidente da República, para ocupar vaga no Conselho Nacional de Educação (CNE)”. Na justificativa, o deputado argumenta que o “fato (aconteceu) estranhamente ocorrido dias após a derrota do atual governo nas eleições”.
O porta-voz
Ganha força nos bastidores da transição em Brasília, o nome do jornalista Chico Pinheiro, ilustre morador de São Conrado, para assumir o posto de Porta-voz do futuro governo Luiz Inácio Lula da Silva. Chico Pinheiro deixou a TV Globo, em abril deste ano, após 32 anos e participou ativamente da campanha do presidente eleito nas ruas e através de suas redes sociais. Outros, dizem que Pinheiro pode assumir a presidência da EBC, a TV estatal do governo. Em entrevistas, Lula já disse o desejo de transformar a TV estatal na ”BBC Brasileira”.
Quase 90% dos eleitores do RJ com biometria em dia
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), divulgou dados relativos ao primeiro turno das eleições, onde 6.421.074 (88,4%) do eleitorado apto a votar com biometria teve as digitais reconhecidas em todo o estado. Esse quantitativo abrange tanto quem já tem as digitais cadastradas na Justiça Eleitoral como aqueles passíveis de terem os dados biométricos aproveitados do Detran e da Senatran.
O percentual foi superior às eleições gerais de 2018, quando 85,55% do eleitorado biometrizado que compareceu às urnas teve as suas digitais reconhecidas. Em 2020, por conta da pandemia de Covid-19, as pessoas não foram identificadas biometricamente. Os dados do segundo turno ainda serão divulgados.