O irmão de Zico, Nando Antunes Coimbra, disse recentemente que “Lula veio para ficar”. Ele, que está lançado o livro “Conte Comigo — Flamengo e Democracia”, da editora Ludopédio, relembra os processos de resistência política vividos durante o período da ditadura militar e faz críticas ao atual presidente Jair Bolsonaro (PL).
Por Alessandro Fernandes, compartilhado de DCM
“Eu joguei bola com o Lula e com o Chico Buarque antes da pandemia, em São Paulo. O Haddad estava também, ele é bom de bola. Ouça o que eu digo, depois de tudo o que aconteceu, o Lula veio para ficar”.
Com uma trajetória de militância na esquerda, Nando é o primeiro jogador anistiado na história do futebol brasileiro.https://a9271b70ceeccc4d87fdf63ce5d566ab.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
A obra tem autoria de Helcio Herbert Neto e traz relatos de grandes nomes rubro-negros, como de Luyara Franco, filha de Marielle Franco, e da cantora Elza Soares, que faleceu recentemente.
Revelado pelo extindo Santos do Espírito Santos, jogou no Ceará e depois no Belenenses, de Portugal. No dia 30 de agosto de 1970, ele, a prima Cecília e seu marido foram levados ao DOI-CODI. Nando foi torturado e ficou detido por 48 horas, ouvindo os gritos dos estudantes ali presentes — entre eles, Cecília, que era do MR-8 (Movimento Revolucionário 8 de Outubro).
Em 1988, Fernando Antunes Coimbra conseguiu ser reintegrado ao serviço público como professor.