O presidente Lula visitou o município de Santa Maria (RS) na manhã desta quinta (2) em meio ao temporal que atinge o estado. O petista foi acompanhado pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), pela primeira-dama, Janja da Silva, e uma comitiva de ministros.
Por Caique Lima, compartilhado de DCM
na foto: O presidente Lula e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). Foto: Divulgação
Até o momento, as chuvas já causaram 13 mortes e deixaram 21 pessoas desaparecidas. Durante a visita, Lula afirmou que o governo vai “trabalhar para salvar vidas e criar as condições para a recuperação do estado”.
A visita do presidente foi organizada após um pedido do chefe do Executivo estadual, que solicitou que ele enviasse “imediatamente todo o apoio aéreo possível para o RS”. Veja o momento em que o mandatário desembarca no município de Santa Maria:
Presidente @LulaOficial desembarca em Santa Maria, RS. #ForçaRS pic.twitter.com/1nCOvkCl5J
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) May 2, 2024
O governador já havia confirmado, durante coletiva de imprensa no fim desta quarta, que o presidente visitaria o estado. Ele disse que a agenda é “bastante importante” e que serve para “ter dimensão da crise” pela qual passa o estado com o temporal.
O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública por conta dos “eventos climáticos de chuvas intensas” nesta quarta. Os temporais já deixaram ao menos 4,4 mil habitantes desalojados e desabrigados em todo o estado.
O presidente visitou o Rio Grande do Sul acompanhado de 11 autoridades do governo: Rui Costa (Casa Civil), Renan Filho (Transportes), Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional), Jader Filho (Cidades), Paulo Pimenta (Secom), General Tomás Paiva (comandante do Exército), Major Brigadeiro Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues (chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica), Wolnei Wolff Barreiros (secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil), Carlos Antônio Rocha de Barros (diretor-executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e Edegar Pretto (presidente da Companhia Nacional de Abastecimento).