Mai uma manifestação da mídia

Compartilhe:

Por Rafael costa, Facebook –  

Mais uma manifestação repleta de gente vestida de verde-amarelo, branca e endeusando Sérgio Moro. Até aí nada de novo no front. No entanto existe uma modificação qualitativa no que aconteceu hoje: o inimigo apresentado pela manifestação é mais difuso, muito próximo de um “que se vayan todos”, tendo em vista que o seu principal combustível foram as denúncias de corrupção do desgoverno Temer e da tentativa esdrúxula de anistia ao caixa 2 da Câmara dos Deputados.




Qual o problema? A mídia transmite tais manifestações como uma “festa da democracia” e entra nos lares mais pobres com sua narrativa sem pedir licença. Enquanto isso a militância de esquerda fica dentro da bolha das redes sociais batendo nos coxinhas pra quem já é convertido.

Concomitantemente, existe uma grande probabilidade de identificação dos mais pobres com as manifestações de hoje, seja pela construção de uma narrativa enviesada pela grande mídia sem oposição cotidiana, seja pelo justo sentimento de descrença com as instituições devido aos recorrentes problemas apresentados pelas mesmas que estas manifestações capturam. Esse caldo pode dar as bases necessárias para um “trumpismo à brasileira”, que por estas bandas já tem nome e sobrenome: Jair Bolsonaro.

Não creio que a alternativa a essa situação seria a adesão ao que aconteceu hoje, mas ao mesmo tempo as esquerdas não podem se desconectar completamente do clima de “se vayan todos”. Talvez o exemplo de saída para a situação como se apresenta venha de um setor execrado pelas esquerdas: os evangélicos.

Eles, resignadamente, vão às portas das casas das pessoas mais pobres e pedem um minuto de atenção para falarem a palavra de Jesus. Se estivéssemos batendo às portas das pessoas para falarmos a palavra da insubmissão construindo uma contra narrativa do exposto na TV, com a mesma resignação dos evangélicos, talvez estivéssemos em outra situação. E talvez essa seja a nossa única chance de sobrevivência.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias