Mais de cem manifestantes recusam em Lisboa amnistia para “terroristas”

Compartilhe:

Mais de uma centena de pessoas manifestaram-se hoje ao final da tarde no Largo de Camões, em Lisboa, em apoio à democracia brasileira e pedindo a responsabilização dos envolvidos no ataque aos três poderes em Brasília, no passado domingo.

Compartilhado do Portal Sapo de Portugal




Mais de cem manifestantes recusam em Lisboa amnistia para

“Em defesa da democracia no Brasil e pela responsabilização de todos os criminosos e terroristas – Sem Amnistia”, é o tema da manifestação organizada pelo Coletivo Andorinha – Frente Democrática Brasileira em Lisboa, um dos movimentos ativistas de brasileiros mais representativo em Portugal.

Os manifestantes gritavam “sem amnistia”, recusando perdão da justiça aos apoiantes do ex-presidente Jair Bolsonaro que invadiram e vandalizaram as sedes do Palácio da Alvorada, Congresso e Supremo Tribunal Federal, sedes dos três poderes (executivo, legislativo e judiciário) brasileiro.

Samara Azevedo, representante do Coletivo Andorinha, apelou a mais manifestações: “No exterior a nossa voz é muito amplificada e consegue fazer com que o assunto chegue ao Brasil”, justificou.

Em declarações à Lusa no local, aquela responsável do Coletivo Andoinha disse que um dos receios é que “toda essa ideia de extrema-direita, de fascimo, e afronta, agressão e violência (…) não acabou com a saída de Bolsonaro”.

Por isso, defendeu, será necessário “todo um trabalho político, cultural e educacional para a gente trazer a democracia para o Brasil com mais paz e tranquilidade”.

Da parte da Justiça, considerou, “está a haver uma ação muito mais contundente do que em outros momentos”.

“Já foi pedida a prisão do secretário de Segurança Pública de Brasília (…). Neste momento a Advocacia-Geral da União vai divulgar o nome de 100 empresas que estiveram envolvidas no financiamento [da invasão] e vai pedir a investigação dessas empresas”, exemplificou Samara, para quem “o foco primeiro” da Justiça brasileira será precisamente as empresas.

Segundo estimativas de elementos da Polícia de Segurança Pública com quem a Lusa falou no local, o número de manifestantes era de cerca de 150. O que, para Samara Azevedo, “foi uma adesão razoável”, porque a manofestação foi convocada “em um dia e meio”.

Na iniciativa foi lançado o Manifesto em Apoio da Democracia Brasileira.

Pelo menos 47 organizações portuguesas e mais de 400 pessoas tinham assinado, até à hora marcada para a manifestação (18:00 em Lisboa), aquele documento de apoio ao Governo de Lula da Silva, eleito em outubro passado, e que pede “a responsabilização de todos os criminosos golpistas e terroristas no Brasil”.

“É de conhecimento público que os grupos ‘bolsonaristas’ organizados tiveram apoio e financiamento com o objetivo de instaurar um golpe contra o governo democraticamente eleito no Brasil, bem como se beneficiaram da negligência de agentes do Estado e de forças de segurança pública”, lê-se no manifesto, que foi assinado por organizações, partidos políticos e ativistas em Portugal.

“Tais crimes precisam ser enfrentados nas esferas políticas e judiciais! Reforçamos nosso apoio à Democracia brasileira, ao governo democraticamente eleito e à responsabilização de todos os criminosos golpistas e terroristas”, defende o texto.

“Nós, organizações, coletivos, instituições e cidadãos e cidadãs em Portugal estamos juntos ao povo brasileiro na defesa da Democracia no Brasil e repudiamos os ataques criminosos, antidemocráticos e terroristas contra a sede dos Três Poderes em Brasília ocorridos no último domingo, dia 8 de janeiro de 2023”, refere o documento.

Entre as entidades que subscreveram este manifesto estão o Bloco de Esquerda, o Partido Ecologista Os Verdes, o SOS Racismo, a Solidariedade Imigrante – Associação para a defesa dos direitos dos imigrantes (SOLIM), a Associação de Combate à Precariedade Precários Inflexíveis, a Associação Renovar a Mouraria ou o grupo Brasileiras não se calam!.

(notícia atualizada às 21h57)

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias