Manaus tem 82 enterros por dia, o que revela subnotificação de mortes por coronavírus

Compartilhe:

De Flávio Costa no UOL, compartilhado de DCM – 

Com o sistema público de saúde em colapso devido à pandemia do novo coronavírus, Manaus registrou aumento de quase três vezes no número de enterros nos cemitérios municipais, na comparação com o período anterior à crise.

VÍDEO mostra pronto-socorro de Manaus, que vive situação de caos, com morte de pacientes e profissionais de saúde. Foto: Reprodução/Facebook

Entre os dias 12 e 19 de abril, 656 corpos foram sepultados nos campos santos administrados pela Prefeitura de Manaus, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana obtido com exclusividade pelo UOL: uma média de 82 cerimônias fúnebres por dia, frente aos 28 sepultamentos diários registrados em média em 2019.

Não é possível ligar diretamente esse aumento de enterros apenas à covid-19. Mas não há outro elemento que justifique esse crescimento tão expressivo e abrupto no movimento dos cemitérios públicos manauaras. As autoridades admitem que cadáveres são levados às covas sem passar por testes para verificar o contágio.




O pico aconteceu no domingo (19), quando baixaram à terra 122 corpos em Manaus. Neste dia, o governo do Amazonas registrou oficialmente três mortes oficiais por covi-19 na capital.

(…)

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias