Por René Ruschel, jornalista
Um grupo de manifestantes que protestava defronte à Assembleia do Paraná invadiu o plenário da Casa, obrigando os deputados a se refugiarem numa sala que contígua ao local. Desde a manhã dessa terça feira, milhares de servidores se reuniram no Centro Cívico da capital paranaense para acompanhar a votação de um pacote de medidas enviadas pelo governador Beto Richa. Segundo estimativa dos organizadores, mais de 10 mil pessoas estavam nas ruas.
No período da tarde, os deputados começaram a discutir o projeto. Um dos itens, era transformar o plenário da Casa em Comissão Geral. Essa medida possibilita que a votação seja feita por uma comissão, onde o governo detém a maioria dos votos, sem a necessidade de ser discutida pela Comissão de Constituição e Justiça – CCJ e posteriormente pelo plenário. A proposta foi aprovada por 34 votos favoráveis; 14 contrários e uma abstenção.
Assim que o resultado foi anunciado, os ocupantes das galerias invadiram o plenário e cantaram o Hino Nacional. Enquanto isso, a maioria dos parlamentares tentava se esconder. Os manifestantes aplaudiram e cumprimentaram os Policiais Militares que faziam a segurança pelo não uso da violência. Portas e vidraças da sala de imprensa foram destruídas. Do lado de fora, os manifestantes derrubaram parte da cerca que protege a Assembleia do Paraná.
RICHA QUER APROVAR o pacote em caráter de urgência para tentar salvar o Estado de um verdadeiro caos financeiro. Entre as medidas enviadas, a mais grave é que prevê a retirada de R$ 8 bilhões da poupança previdenciária destinada ao pagamento dos aposentados e pensionistas e que passaria ao caixa único do governo. Esse recurso seria para cobrir o rombo da folha atual.