Por Fábio de Souza Gomes, publicado em Omelete –
Site tirou sistema de avaliação do ar e há suspeita de bots
Marighella estreou em Berlim – leia mais – mas o longa foi alvo de uma polêmica. Usuários brasileiros resolveram dar nota baixa para o filme no IMDB, site americano que reúne informações sobre produções do cinema e televisão. Mesmo sem ter assistido ao longa, mais de 29 mil pessoas avaliaram o drama que ficou com média de 2,9.
Ao perceber a campanha organizada contra o filme, o IMDB tirou do ar o sistema de avaliação de Marighella. Por conta do grande volume há a suspeita de que bots foram utilizados para derrubar a nota da produção, mas nada foi confirmado.
Durante a apresentação de Marighella em Berlim, Moura fez homenagens à ex-vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, que foi assassinada em 2018, e explicou que sua obra não é uma crítica ao atual governo. “Espero que ele seja maior que o governo Bolsonaro, e é a primeira resposta da cultura a situação atual. Marighella fala de uma pessoa que resistiu naquela época e se dirige a quem resiste agora: a comunidade LGBT, negros, moradores de favelas…”, afirmou durante o evento.
Marighella narra a vida do guerrilheiro baiano Carlos Marighella entre 1964 e 1969, quando ele morreu em uma emboscada por policiais. O personagem por si só é polêmico por ser lembrado tanto como um símbolo da resistência à ditadura, quanto um terrorista que pegou em armas neste período.
O elenco conta com Seu Jorge, Adriana Esteves, Humberto Carrão e Bruno Gagliasso.