Depoimento contundente da médica, oftamologista, Ana Catarina Delgado, que já esteve duas vezes na Faixa de Gaza, Palestina, ela e o marido, também médico, como voluntários.
Aqui, ela revela o que viu em termos de precariedade da saúde de palestinos, devido aos obstáculos impostos por Israel, em razão do embargo econômico.
“Do jeito em que estamos, em pouco tempo, estaremos testemunhando um genocídio de mais de 2 milhões de pessoas, a grande maioria inocente”, afirma a médica.
Veja o vídeo:
Sobre a autora do vídeo:
Ana Catarina Delgado de Souza é graduada em Medicina pela Universidade de Pernambuco (1997), com curso de especialização em Oftalmologia na Fundação Altino Ventura (1998-2000). Obteve o Título de Especialista pela Associação Médica Brasileira e pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (2000). Concluiu o Curso de Fellow em Oftalmologia na subespecialidade de Catarata na Fundação Altino Ventura (2001) e de Córnea e Doenças Externas Oculares na Fundação Altino Ventura (2002).
Adquiriu bolsas no exterior: Bolsa Educacional da Fundação Rotária do Rotary Internacional na Austrália (1996) e Bolsa de Estudo para o Curso Básico de Oftalmologia Dr. Guillermo Picó Santiago em Porto Rico (2000). Adquiriu bolsas no Brasil: Bolsa da CAPES-CNPq Pós graduação em Cirurgia Nível Mestrado (2000-2001); Bolsa da FACEPE Pré-doutorado BPD (2002) e Bolsa da CAPES-CNPq Pós graduação em Cirurgia Nível doutorado (2003-2006). É mestre pela Universidade Federal de Pernambuco (2001).
Peceptora do Programa de ResidEncia Médica do Hospital das Clínicas da Universida Federal de Pernambuco no serviço de Oftalmologia do Hospital das Clínicas. Fez Doutorado na Universidade Federal de Pernambuco (2006). Atua nas seguintes áreas: cirurgia oftalmológica (Transplante de Córnea, Cirurgia Refrativa, Cirurgia de Catarata e Glaucoma) e clínica, adaptação de lentes de contato e ortoceratologia. Édiretora Médica do Banco de Olhos do Recife desde 2007.