Por Glaucia Chaves, compartilhado de Metrópoles –
Doença é a terceira causa de morte no mundo e pode ser fatal. Sedentarismo, tabagismo e alimentação inadequada são fatores de risco
Caracterizada pelo desenvolvimento de coágulos, ou trombos, no interior de vasos sanguíneos, a trombose venosa profunda (TVP) é um problema que pode causar diversos prejuízos à saúde do paciente. O entupimento das veias dificulta a oxigenação e o fluxo do sangue e pode ocasionar complicações, como a embolia pulmonar e Acidente Vascular Cerebral (AVC), que podem ser fatais.
Segundo o Ministério da Saúde, a trombose é a terceira maior causa de morte em todo o mundo. O problema é tão grave que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estipulou como meta global a redução de 25% das mortes prematuras por doenças não infecciosas até 2025.
Uma das principais medidas para que o órgão consiga alcançar a meta é reduzir a incidência da doença, que pode ser causada por uma série de condições.
“A atenção deve ser redobrada por indivíduos que possuem fatores individuais que agravam os riscos de desenvolver o quadro, como obesos, tabagistas, portadores de câncer, pessoas que utilizam hormônios ou pílulas anticoncepcionais, predispostos a coagulação sanguínea, gestantes, idosos, deficientes físicos e portadores de varizes”, detalha Aline Lamaita, cirurgiã vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).
De acordo com Lamaita, permanecer muito tempo parado e sem movimentar as panturrilhas diminui a velocidade do sangue dentro dos vasos. Beber pouca água e alimentar-se mal também são fatores que dificultam a circulação. “Por isso, para evitar o quadro, é essencial caminhar dentro de casa e fazer simples exercícios a fim de minimizar o risco do problema”, ensina a médica.
Muitas vezes, a TVP acomete veias da perna e não apresenta sintomas. A condição exige acompanhamento médico, porém alguns exercícios caseiros podem estimular o fluxo sanguíneo e diminuir o risco de desenvolver a doença.
Veja alguns exercícios simples e caseiros para prevenir a trombose:
Outro exercício consiste em traçar círculos com os pés por alguns segundos, mudando de direção de fora para dentro e de dentro para fora. “Você também pode dobrar a perna abraçando os joelhos o mais próximo possível do peito”, completa Aline Lamaita. Permaneça assim por alguns minutos, sempre trocando de perna.
Caminhar pela casa é outra medida que pode ser feita por qualquer pessoa e que estimula o fluxo sanguíneo. “Esses simples cuidados já estimulam a circulação e minimizam consideravelmente o risco de trombose”, reforça a especialista.
Aumentar a ingestão de água, evitar o consumo de álcool e de remédios que estimulam o sono, — para que não se passe muito tempo dormindo e, portanto, parado — também são providências essenciais para diminuir o risco da doença.
O uso de meias elásticas de compressão pode, ainda, ser uma alternativa de tratamento caseiro para pessoas com trombose. A consulta a um cirurgião vascular é particularmente recomendada para pacientes do grupo de risco para a doença, segundo Aline Lamaita.
“A adoção de cuidados de prevenção também é muito importante, já que se trata de uma condição muito séria”, alerta a médica. “Por isso, evite o sobrepeso, mantenha uma rotina saudável de alimentação, não utilize sapatos desconfortáveis com frequência, não fume e pratique atividades físicas regularmente”.