Mesmo massacrado, Lula em primeiro lugar

Compartilhe:

Massacrado pela mídia todos os segundos, Lula mesmo assim se mantém na liderança em pesquisas. Vejam aqui os números da pesquisa nacional do DataPoder360. Sem apanhar da mídia, apesar de ser xenófobo e homofóbico,  Bolsonaro se mantém em segundo lugar ao lado de Dória, novo queridinho da chamada grande imprensa, mesmo cometendo atrocidades contra, principalmente, os pobres na capital paulista.

Lula lidera, Bolsonaro e Doria lutam por 2º lugar e Marina e Alckmin caem

O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB)Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil – 22.jun.2016 | Rovena Rosa/Agência Brasil – 1.jan.2017


10.maio.2017 (quarta-feira) – 6h40

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 71 anos, é líder nos 2 cenários testados para a eleição presidencial de 2018 em pesquisa nacional do DataPoder360. Atrás do petista estão o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC), 62, e o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), 59.

Se as eleições fossem hoje, Lula teria até 27% das intenções de voto. Mas a depender de quem será o candidato do PSDB, o quadro melhora ou piora para o petista.

O levantamento foi realizado nos dias 7 e 8 de maio. Foram entrevistados 2.157 brasileiros e brasileiras com 16 anos de idade ou mais, em 243 municípios. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

BOLSONARO SEM DORIA: ENCOSTA EM LULA

No cenário em que Doria não é o candidato dos tucanos, Lula teria 25% das intenções de voto, mas ficaria tecnicamente empatado com Bolsonaro, dentro do limite da margem de erro de 3 pontos percentuais. O conservador tem 21% (na margem, oscila de 18% a 24%; Lula, de 22% a 28%).

Uma ressalva importante: é errado dizer que Lula e Bolsonaro cresceram em relação à pesquisa anterior, de abril. É que as variações de ambos se deram dentro da margem de erro. Para saber se há, de fato, crescimento será necessário esperar o levantamento do DataPoder360 de junho.

Nesse mesmo cenário, o pré-candidato do PSDB testado foi o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, 64 anos. O tucano caiu em relação à pesquisa DataPoder360 de abril. Alckmin aparece com 4% agora, contra 8% no mês passado.

Além de Alckmin, a pesquisa também registra queda da presidenciável Marina Silva (Rede), 59 anos. Com 11% das intenções de voto em abril, Marina teve apenas 7% em maio. Ciro Gomes, 59, possível candidato do PDT a presidente, manteve os mesmos 5% no cenário com Alckmin, e pontua 6% se o tucano testado é Doria.

COM DORIA, LULA SE ISOLA NA LIDERANÇA

Quando o DataPoder360 coloca João Doria como candidato tucano, há uma diferença relevante. Bolsonaro desliza de 21% para 17%. Fica empatado na margem de erro com o nome do PSDB, que tem 13%. Essa tendência já havia sido detectada pelo DataPoder360 em abril.

Eis os 2 cenários para a corrida presidencial testados pelo DataPoder360:

cenario1-datapoder360-maio

cenario2-datapoder360-maio

CIRO GOMES, O MAIS REJEITADO: 56%

O ex-governador do Ceará Ciro Gomes tem a maior rejeição entre os principais pré-candidatos a presidente. Segundo o DataPoder360, 56% dos entrevistados não votariam de jeito nenhum em Ciro.

Em seguida, 2 nomes empatam em rejeição: Lula (54%) e Alckmin (54%). Ambos foram citados recentemente nas delações da Odebrecht, mas a opinião dos eleitores é mais favorável para Lula que para o tucano. Réu em 5 processos, o petista seria o único em quem 24% dos entrevistados gostariam de votar, enquanto apenas 4% têm o governador paulista como opção.

A líder da Rede, Marina Silva, é rejeitada por 53%. A pré-candidata, porém, é considerada 1 voto possível por 26% dos entrevistados. Ninguém tem mais do que ela nesse quesito.

INDECISÃO SOBRE DORIA É DE 22%

A pesquisa DataPoder360 revela que 45% dos entrevistados não votariam de jeito nenhum no tucano João Doria. É a menor rejeição entre os nomes testados, mas ainda assim é 1 índice alto. Próximo a ele, está Bolsonaro, com 46%.

Ambos também têm pontuação parecida quando considerados como escolhas possíveis aos eleitores. Bolsonaro é uma possibilidade para 22% e Doria, para 21%.

A diferença na disputa entre os 2 pode vir da quantidade de entrevistados indecisos ou que não têm uma opinião formada sobre os possíveis candidatos: 22% de Doria e 14% de Bolsonaro. Isso significa 1 maior potencial de crescimento para o prefeito.

rejeicao-datapoder360-maio

BRANCOS E NULOS

A quantidade de eleitores que votariam em branco ou nulo permanece alta. No cenário com Alckmin, a taxa oscilou de 25% para 28%, maior do que a quantidade de pessoas que votariam no 1º colocado, Lula, com 25%. Com Doria, o número de eleitores que anulariam ou votariam em branco fica menor: 24% –em abril, eram 26%.

CONHEÇA O DATAPODER360

A operação jornalística que comanda o Drive e o site Poder360 lançou em abril de 2017 uma divisão própria de pesquisas: o DataPoder360.

As sondagens nacionais serão periódicas. Temas de interesse político, econômico e social serão investigados. Tudo com a precisão, seriedade e credibilidade do Poder360.

A aplicação da pesquisa é realizada pelo cientista político Rodolfo Costa Pinto, que tem uma parceria para fazer os levantamentos com exclusividade para o DataPoder360.

__

Informações deste post foram publicadas antes pelo Drive, com exclusividade. A newsletter é produzida para assinantes pela equipe de jornalistas do Poder360. Conheça mais o Drive aqui e saiba como receber com antecedência todas as principais informações do poder e da política.

Foto da Capa: Mídia Ninja




O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias