Quase todo mundo tem o seu, não é mesmo?
Por Adriana do Amaral, compartilhado da Revista Nova Família
Com exceção do meu pai e avó, que nunca usaram calças jeans, preferindo os modelos clássicos, todos os meus conhecidos usam jeans. Até a minha mãe, no auge da beleza madura, aos 87 anos, veste jeans, e muito bem!
Felizmente, há modelos para os diferentes corpos e estilos: dos tradicionais aos diferentões. O meu modelo predileto é a #flare, com bocas mais largas.
Como sempre fui fã do movimento #hippie, atual #boho, o meu jeans predileto tem bordados nas pernas.
Tive outro:
Eu era muito jovem e queria algo só meu: peguei tinta a óleo e pintei uma calça jeans velha. Ficou linda!
Usei até rasgar. Pena que não a tenho mais para mostrar aqui.
Moda que não sai da moda
Quando adolescente, os jeans eram novidade, e como custavam caro! Era privilégio para pouco. Quem é de #SãoPaulo, jovem nos anos 1970, recorreu à #GaleriaPajé para comprar um jeans para chamar de seu…
Com a passar do tempo chegaram as importadas, caríssimas. Tive a minha #Fiorucci. Depois a marca da moda, #SoftMachine, até que a #USTop popularizou o jeans no Brasil.
Ainda hoje há jeans para todos os bolsos, das calças de marca às peça democráticas. Até os bebês usam jeans, hoje em dia, beneficiados pelas texturas mais leves e flexíveis.
Com jeans podemos ir a (quase) qualquer lugar
A camisa jeans, a jaqueta jeans, a jardineira jeans, o vestido jeans, o colete jeans, o blazer jeans são peças fundamentais, em todas as matizes de cores, cortes e lavagens. Tenha pelo menos uma delas no seu guarda-roupa.
Como usar jeans
Tudo vai depender dos acompanhamento. Com camiseta ou camisa branda vai da feira à festa, basta saber escolher os acessórios, dos calçados, bolsas à bijuterias ou joias. Com camiseta preta, pode passar a mensagem de personalidade ou neutralidade, uniforme ideal para o lazer, principalmente os shows musicais.
Jeans com brilho sugere requinte. jeans com blazer, sofisticação; jeans com jaqueta de couro a combinação ideal para todas as idades. É bom ter cuidado, contudo, com o visual total jeans. Pode ficar esquisito.
E tem as variações: short, bermuda, saia, vestido, casaco, boné, chapéu, bolsas, sacolas…
O mais bacana é que usando jeans é possível estar na moda e ao mesmo tempo ser original. Por isso, invista num bom jeans, e saiba conservá-lo. Ele pode durante a vida toda.
Ah…
Quem tem dons para artesanato, pode customizar os jeans. Também, reutilizar o tecido, transformando-o em bolsas, almofadas, tapetes etc.
Adriana do Amaral é jornalista profissional (MTB 16447), doutoranda e mestre pela Umesp, mãe do Augusto e da Cristina