Não sei onde isso vai dar, mas não tenho dúvidas de que muita coisa vai mudar na vida de muita gente. Era mais fácil formar relações de afeto quando não havia meios de saber de fato o que vai na cabeça das pessoas. Hoje as conversas sobre política inevitavelmente revelam “detalhes” do conjunto de valores de cada um que a gente não percebia durante uma vida inteira de amizade e convivência.
Agora o racismo, o desprezo pelas pessoas sem recursos financeiros, o senso de justiça, a postura omissa, os preconceitos e até a soberba… tudo se revela fácil a partir de uma ou outra frase que a pessoa pronuncia. Em muitas a gente identifica a autoria de articulistas nazistas, figurinhas carimbadas da pior espécie na imprensa e dá pra saber de cara que são frases feitas, mas quem repete, repete porque concorda.
Nunca antes na História desse país o que vai no íntimo dos conhecidos e amigos se revelou tão facilmente. E esse embate que não é político, mas de valores, acabou se revelando uma espécie de um inevitável jogo da verdade, e conhecer de verdade os nossos afetos, os que sempre julgamos amigos, bons, civilizados, solidários… muitas vezes dói.