Esperei ter um tempo livre para ver a entrevista de Lula à Globo News. Meus apontamentos durante a exibição:
1 – Que aula de anti-jornalismo! O entrevistador :”O senhor já deve ter muitas vezes levado a mão a cabeça e se arrependido de ter feito isso… eleito Dilma”. Isso é o fim. Isso é a porcaria da elite de jornalismo? Vc é entrevistador ou entrevistado? Lula elegeu e reelegeu Dilma. Um desrespeito e ignorância extrema. O retrato do jornalismo da máfia da comunicação. Só atiçou a indignação de Lula e o entrevistado cresceu e partiu pra cima. Horrível a falta de bom senso do entrevistador logo no começo.
2 – Evidentemente o PIG quer que Lula converse com FHC. Sabem pra quê? Para atribuir a FHC o mérito do fim do golpe que tem sido conquistado a duras penas. Sequestrador manda vídeo. Que FHC envie vídeo com o preço do resgate para libertar o país. A gente sabe que é enterrar a luta contra a corrupção.
3 – Lula: “Vamos discutir com seriedade esse negócio”. O entrevistador mereceu. E não queria que Lula falasse sobre a comunicação. O jornalista não sabe a importância da comunicação. E impediu o tema. Que patético!
4 – Lula: “As pessoas criam suas verdades absolutas…” totalmente infundadas, “de coisas entre eu e Dilma que todo mundo sabe, menos Dilma e eu”. Essa é a frase que melhor representa o momento.
5 – “Todas as leis de enfrentamento à corrupção e transparência foram criadas pelo governo nos últimos 12 anos”. Verdadíssima. Só olhar as datas.
6 – De todas as falas inventadas pela má fé da máfia e espalhada por mil bocas, a mais canalha de todas é “O senhor podia ter feito a Reforma Política”. Ignoram todas as tentativas feitas e boicotadas pela máfia imprensa-oposição e insinuam que ele poderia ter “comprado” o Congresso. Ocorre que nenhum ladrão vende o direito de botar câmera sobre o cofre que rouba. E que os petistas do mensalão foram presos sob a acusação de terem violado a democracia comprando parlamentares para governar. Se o mundo fosse justo, cairia a língua da boca de quem diz isso, ou a pessoa se desintegraria na hora virando cinzas, a mesma cinza em que se tornou sua índole.
7 – Lula colocou um ponto importante no seu projeto de Reforma Política via Constituinte Específica: “Quem fizer parte dessa comissão, não poderá se candidatar nas eleições seguintes”. A resposta para o problema já temos. A prática de nunca cobrar do Congresso e inacreditavelmente atribuir a responsabilidade (confissão de analfabetismo político pleno) ao Executivo é que mina a chance de acontecer.
8 – Na parte em que conversam sobre as biografias que Lula leu: Napoleão, Vargas, JK, Getúlio, Prestes etc, etc, etc… Nasce uma pessoínha ruim dentro de mim que pede: “Senhor, salvai todas as almas vítimas da ignorância, menos a do coxinha que inventou que Lula nunca leu um livro. Desse não precisa não.” Os educadores tentando mostrar a importância da leitura e alguém espalha que quem não lê pode se tornar presidente. Isso NUNCA vai acontecer.
9 – Fiquei em dúvida se o entrevistador não sabe mesmo se privatização e concessão são coisas diferentes. Depois de tudo que ele afirmou no decorrer da entrevista, é possível que ele não tenha nunca buscado um livro de economia para entender a diferença. Talvez seja apenas um néscio mesmo.
10 – Lula fala sobre economia nas entrevistas. Quando vejo alguém falando que Lula só delegou porque não tem formação acadêmica e não sabe nada… daí por diante a pessoa passa a falar sozinha. Qualquer palavra é desperdício, vela queimada para defunto ruim. Não adianta.
11 – A esquerda precisa adotar o senso ético de Lula. “Não aceito acusação baseada no diz que me disse nem contra mim nem contra os outros”.
12 – Antes de encerrar, o entrevistador tentou de novo o encontro com FHC. Fiquem de olho. Lula já sacou.
Enfim… Lula deu show, nota 10