Compartilhado do Diário do Pernambuco –
Na quinta-feira (16), a notícia foi atualizada com informações de entidades científicas.
Nas redes sociais, moradores de Custódia, município Pernambucano localizado no Sertão do Moxotó, relatam o susto que tomaram na noite desta quarta-feira (15). Muitos comentam ter ouvido um barulho alto, vindo do céu. As opiniões se dividem entre queda de avião, meteoro e até mesmo visita extra-terrestre. Nesta quinta-feira (16), a ONG Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) e o AstroPE – Grupo de Astronomia de Pernambuco divulgaram que o fenômeno tratava-se de um bólido, tipo de meteoro que atravessa a atmosfera do planeta e, de acordo com a sua inclinação, pode causar um forte lampejo seguido de estrondo.
O bólido foi registrado por pelo menos sete câmeras do site Clima Ao Vivo, através de torres da Atel Telecom. O AstroPE também está investigando a trajetória para descobrir se o objeto deixou algum vestígio físico no solo – material chamado de meteorito
De acordo com a central e a CINDACTA, através do Oficial da Aeronáutica de Serviço, Cap. Ralf “não existe aeronave cadastrada na área descrita”. De acordo como sismólogo Eduardo Menezes, nenhum tremor de alta intensidade foi constatado na região.