Morre Martinha, travesti símbolo de resistência no período da ditadura militar

Compartilhe:

Por Yuri Fernandes, compartilhado de Projeto Colabora – 

De acordo com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, Martinha Sá morreu em decorrência da covid-19.

Na época do boom da AIDS, Martinha conta que travestis eram expulsas dos ônibus de Salvador. (Foto: Karol Azevedo)

Marta Maria de Sá – ou apenas Martinha – desde criança foi obrigada a aprender a resistir. Era o seu único caminho. Em casa, quando era ameaçada pela própria mãe por causa dos trejeitos femininos. Nas ruas, quando se viu aos oito anos de idade tendo que se prostituir para sobreviver. Nas escolas, expulsa várias vezes por ser considerada uma má influência para os outros alunos. Nas prisões, só na época da ditadura militar foram mais de 200. Travesti, ela conseguiu ultrapassar a expectativa de vida de uma pessoa trans no Brasil, que é de apenas 35 anos. Mas, nesta semana, Martinha entrou em outra triste e atual estatística: a das vítimas da covid-19. Aos 64 anos.




Pegavam a gente, levavam para a praia deserta, mandavam uma segurar no membro da outra e mandavam a gente cantar ‘Ciranda Cirandinha’

Martinha
Em entrevista ao #Colabora, em 2018

Segundo a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), a morte aconteceu em Salvador, onde ela morava, na última quinta-feira, 16. “Martinha era símbolo de resistência e luta pelos direitos da população LGBTQIA+ , durante toda a vida enfrentou e combateu o preconceito, foi vítima de violência física e perseguição, enfrentou a ditadura militar e a prisão, mas nunca deixou de lado a sua identidade e a busca por respeito e igualdade”, informou a nota publicada no site oficial.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias