Publicado na Revista Fórum –
“Quando Moro vazou a delação de Palocci, já sabia que se Bolsonaro fosse eleito ele seria ministro”, disse o deputado Paulo Pimenta
Matéria da repórter Talita Fernandes, publicada na Folha desta quinta-feira (1), destaca que o juiz Sergio Moro foi sondado para compor o ministério de Jair Bolsonaro (PSL) ainda durante a campanha.
As informações, de acordo com a repórter, são do general Hamilton Mourão, vice-presidente de Bolsonaro. Ele afirma que o responsável por contatar o juiz foi o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, e a primeira abordagem aconteceu há algumas semanas.
“Isso já faz tempo, durante a campanha foi feito um contato”, afirmou.
“Vixe, esse vice entrega tudo”
Vários políticos e jornalistas regiram negativamente ao convite. O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) a revelação de Mourão de uma “gravidade espantosa”. Através de sua conta no Twitter, Pimenta disse ainda: “É prova testemunhal da relação criminosa e perversa entre a Lava Jato e Bolsonaro. Quando Moro vazou a delação de Palocci, já sabia que se @jairbolsonaro fosse eleito ele seria ministro”.
O deputado Jorge Solla foi mais contundente ainda: “Moro sabia que seria ministro quando decidiu vazar a delação de Palocci, que foi rejeitada pelo MPF por falta de provas. Agora Mourão revela: já havia convidado Moro para ser ministro “há muito tempo”. Eu sempre disse, avisei, esse juizeco é CRIMINOSO!”
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, também tuitou sobre o assunto: “Moro será ministro de Bolsonaro depois de ser decisivo pra sua eleição, ao impedir Lula de concorrer. Denunciamos sua politização quando grampeou a presidenta da República e vazou pra imprensa; quando vazou a delação de Palocci antes das eleições. Ajudou a eleger, vai ajudar a governar”.
O jornalista Bob Fernandes ironizou: “O vice Mourão diz em entrevista à Folha que o primeiro contato com Moro foi há semanas, durante a campanha. Na semana final do 1 turno o juiz entregou delação de Palocci, decisiva. Moro será ministro da Justiça de Bolsonaro. Ainda temos juízes em Berlim?”.
O jornalista Xico Sá compartilhou a notícia da Folha com o breve comentário: “Vixe, esse vice entrega tudo”.