Por Alexandre Putti, publicado em Carta Capital –
O novo processo investiga se políticos compraram serviços de envio de mensagens em massa para os candidatos à presidência
O Ministério Público (MP) está fazendo uma nova investigação sobre casos de distribuição em massa de notícias falsas nas eleições de 2018. Esse novo processo quer descobrir se políticos serviram como “laranjas”, comprando serviços para envio de mensagens em massa para os candidatos à presidência Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT).
O UOL revelou, nesta quinta-feira 28, que o MP pediu para que as empresas que mantêm serviços de compartilhamento de mensagens indiquem nomes e contratos de todos os candidatos, partidos e coligações que compraram publicidade durante as eleições.
“Os crimes aqui investigados, supostamente, interferiram direta ou indiretamente no pleito eleitoral de outubro de 2018, para os cargos de presidente e vice-presidente da República”, afirmou o promotor eleitoral, Clayton Germano,
No ano passando, ainda no período eleitoral, o jornal Folha de S.Paulo revelou que empresários bancavam empresas de disparos de WhatsApp com notícias falsas contra o PT, o que fere a lei eleitoral e pode ser considerado caixa dois.
Reportagem do UOL revelou que, horas após a publicação da notícia, uma agência da campanha de Bolsonaro apagou registros de disparos.