Roma será a primeira capital do calendário de atividades que mobilizará centenas de cidades mundo afora em torno de um único ideal: ver Lula livre!
O Ato de solidariedade ao ex- presidente Lula contará com o ex-ministro Gilberto Carvalho e o ex-primeiro ministro Massimo D’Alemma e com políticos dos mais diversos partidos italianos. Muitos destes só uniram em razão da causa ser por Lula Livre.
O ato de solidariedade que será realizado na próxima quinta-feira (04), às 18h, no auditório da Central Geral Italiana do Trabalho (CGIL), em Roma marca o início da nova etapa da Campanha Lula Livre – bandeira de luta que estabelece como prioridade a restauração da Democracia, do Estado de Direito e do devido processo legal no Brasil.
A cidade eterna dará início ao calendário de atividades internacionais que mobilizará autoridades, artistas e militantes de esquerda.
Italianos e italianos com posições partidárias distintas comungarão juntos aos brasileiros e brasileiras residentes na capital italiana para manifestar sua solidariedade ao ex-presidente Lula, reconhecendo-o como preso político, vítima de um processo de Lawfare (usar as leis como arma de guerra com o fim de eliminar o adversário político).
Luiz Inácio Lula da Silva preso é a impossibilidade de restaurar o projeto político contra as desigualdades sócio-econômicas, educacionais e culturais no país. O Ex presidente Lula, candidato ao Prêmio Nobel da Paz, é um prisioneiro político, isolado e mantido há um ano em um cela da Polícia Federal em Curitiba, condenado sem provas materiais.
Estão confirmadas mais de autoridades de destaque da sociedade civil italiana, que prestarão seu depoimento. Além de Gilberto Carvalho e Massimo D’Alema, participam do evento o deputado do Parlamento Europeu Roberto Gualteri, que inclusive visitou o presidente Lula em Curitiba; Maurizio Acerbo, secretário nacional do Partido da Refundação Comunista; jurista Luigi Ferrajoli; a ex-vice presidente da Câmara dos Deputados Marina Sereni; o ex-vice ministro de Economia e Finanças, Stefano Fassina; o ex-senador e ex-governador da Região da Toscana, Claudio Martini e o senador e ex-governador da Região Emilia-Romagna, Vasco Errani. O deputado Arthuro Scotto; o vereador de Roma, Stefano Fassina; a presidente da Associação Nacional dos Resistentes da Segunda Guerra Mundial, Carla Nespolo; a presidente da Associação de Promoção Social Italiana, Francesca Chiavacci, o secretário executivo do Tribunal Permanente dos Povos, Gianni Tognoni integrarão o rol de apoiadores Lula Livre bem como a documentarista, Cecilia Mangini. Do setor sindical darão seu testemunho, Nanna Corossacz e Sergio Bassoli da Central Italiana do Trabalho (CGIL) para a América Latina; Emilio Gabaglio da Confederação Italiana dos Sindicatos de Trabalhadores e ex-secretário da Confederação Europeia dos Sindicatos e Gianni Alioti do setor internacional da Federação Italiana dos Metalúrgicos. Por fim, os professores universitários Giacomo Marramao (Roma Tre), Ettore Finanzi Agrò (LA Sapienza) e Roberto Vecchi (Universidade de Bolonha) prestarão sua homenagem.
Participarão também, através de vídeos gravados, o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner de Freitas e o secretário geral da CGIL, Maurizio Landini.
Transmissão ao vivo – O Comitê italiano Lula Livre, fará a transmissão da solenidade ao vivo via facebook.com/radioarticolo1. Nos acompanhe e participe das mobilizações à favor do ex-presidente Lula.
SERVIÇO
O que: Ato de solidariedade ao ex- Presidente Lula
Quando: 04/04/2019
Horário: 18h em Roma (13h horário de Brasília)
Onde: Auditório da CGIL (Central Geral Italiana do Trabalho) – Via Corso Itália, 25 – Roma.
Assessoria de Imprensa Comitê Italiano Lula Livre
E-mail: comitatoitalianolulalivre@gmail.com
Telefone: +39 3485723706