Oportunidade de regularizar documentos, reivindicar benefícios e ser ouvido e cuidado
Por Adriana do Amaral, com reportagem de Tião Nicomedes, compartilhado da Revista Nova Família
As instituições se organizaram e a #populaçãoemsituaçãoderua não perde a oportunidade. Desde a manhã de hoje, 15, (terça-feira) até a próxima quinta-feira (17), está sendo realizado o Mutirão de Atendimento Especial para Pessoas em Situação de Rua, somando serviços jurídicos, atividades sociais, serviços de saúde e manutenção da vida voltadas àqueles que mais necessitam de assistência. O evento acontece na #PraçadaSé, entre as 10 e 15h.
Na primeira manhã de atendimentos, as filas estavam grandes devido à procura. Uma ação pública coordenada pela Justiça Federal – #TRF da 3a Região, com apoio da prefeitura municipal de São Paulo, Arquidiocese de São Paulo, Caixa Econômica Federal e pelo menos 47 serviços públicos, assistenciais e privados, regulamentada pela Resolução CNJ nº 425/2021, aprovada em setembro de 2021, que instituiu a #PolíticaNacionalJudicialdeAtençãoaPessoasemSituaçãodeRua e suas interseccionalidades.
Dentre os serviços prestados, estão da regularização de documentos, requerimentos de benefícios, assistência jurídica, suporte ao emprego, orientações sobre Direitos Humanos e Legais. Os atendimentos, dependendo da necessidade, são individualizados e/ou coletivos. Todos serviços gratuitos e voltados à população em vulnerabilidade.
Importante:
Se você conhece alguma pessoa em situação de rua encaminhe para:
Praça da Sé
Dias: 15, 16 e 17 de março
Horário: 10 às 15 h.
É uma oportunidade para elevar a autoestima e ajudar alguém a ser ajudado, com distribuição de alimento no local