Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado
Manuela Oiticica, a Manu da Cuíca, e Luiz Carlos Máximo estiveram sábado, 14/12, em Paquetá, no Conversa no Museu. Compositora e compositor do samba enredo campeão de 2019 e do que vai disputar o carnaval de 2020, o casal conversou com o povo sobre a resistência no carnaval. O encontro se deu no Museu da Casa de José Bonifácio, dirigido pelo jornalista Fischel Davit Chargel, e a mesa teve como moderador o professor de Antropologia da Comunicação, Vitor Iorio.
Manu da Cuíca e Luiz Carlos Máximo, falaram do clima na escolha do samba enredo nas escolas de samba e de como a Mangueira tem procurado manter isenção para que a disputa não seja desequilibrada.
Máximo já compôs samba enredo para a Portela, mas diz que a forma com que a Mangueira vem tratando a escolha do samba enredo é a mais equilibrada. Foi ressaltado que a direção da escola de samba não permite na disputa claques contratadas pelos compositores, nem camisetas com o título dos sambas. Além disso, o vídeo de divulgação é feito de forma padronizada para todos os concorrentes, no mesmo estúdio e equipamento, com tempo igual, com os mesmos músicos e passistas e a mesma equipe de produção.
Com conotação progressista, tanto o samba de 2019 como o de 2020 trazem a temática da resistência ao autoritarismo, à desigualdade social.
Fotos e vídeo sobre o evento de Marcos Tristão
Vídeos dos sambas enredos, divulgação Mangueira
Conheçam o belo samba para 2020, “A Verdade Vos Fará Livre”, e recordem o campeão de 2019, “História para Ninar Gente Grande”, no qual os nomes de Manuela e Luiz Carlos não foram inscritos no primeiro momento, pois o casal também assinava um samba enredo que fez parte da disputa na Portela.
Manuela Oiticica, a Manu da Cuíca, declama e canta com o marido e parceiro, Luiz Carlos Máximo, o samba enredo 2020 da Mangueira, “A Verdade Vos Fará Livre”. No colo, Havana, filha do casal.