Performance gerou revolta entre conservadores por supostamente referenciar quadro de Leonardo da Vinci sobre Jesus Cristo e seus apóstolos, mas na verdade é uma releitura de uma obra nada cristã
Por Ivan Longo, compartilhado de Fórum
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A encenação feita por drag queens na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris, na última sexta-feira (26) gerou revolta entre conservadores por, supostamente, fazer referência ao famoso quadro “A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci, que retrata Jesus Cristo e seus 12 apóstolos.
O fato de pessoas queer representarem uma cena cultuada pelo cristianismo foi vista por setores da igreja católica e evangélica como uma “blasfêmia” contra as religiões.
A performance, entretanto, não fez referência à pintura “A Última Ceia”, mas sim a outra obra que de cristã não tem nada. Tratou-se, na verdade, de uma releitura do quadro “Festa dos Deuses”, de Jan Harmensz van Bijlert, pintado por volta de 1635 e mantido no Museu Magnin em Dijon.
A obra traz elementos da mitologia cultura greco-romana, particularmente ao culto de Baco (ou Dionísio, como é conhecido na mitologia grega). Baco (nome romano) ou Dionísio (nome grego) é o deus do vinho, da fertilidade, do teatro e das festividades. Ele é frequentemente representado em cenas de celebração, que refletem os festivais e os ritos em sua honra, conhecidos por serem alegres e exuberantes.
No centro da mesa da encenação, portanto, a drag queen não representava Jesus Cristo, mas sim o deus Apolo coroado. Em primeiro plano, pintado de azul, um ator interpreta Baco/Dionísio.
Veja a comparação do quadro com a encenação:
Ce n’était pas du tout la Cène, mais le Festin des Dieux de Jan Harmensz van Biljert, peint vers 1635 et conservé au Musée Magnin à Dijon. Au centre de la table, ce n'est pas le Christ, mais Apollon couronné. Bacchus-Dionysos est allongé au premier plan. Plus clair maintenant? pic.twitter.com/5pPQ7wLy4L
— Céline Falardeau®️ (@celinepinson) July 27, 2024
Quem deu o esclarecimento sobre a performance confundida com o quadro de Leonardo da Vinci foi o próprio perfil oficial dos Jogos Olímpicos de Paris nas redes sociais.
“A interpretação do deus grego Dionísio nos conscientiza do absurdo da violência entre os seres humanos”, diz a publicação.
L'interprétation du dieu grec Dionysos nous fait prendre conscience de l'absurdité de la violence entre les êtres humains.#Paris2024 #CeremoniedOuverture pic.twitter.com/HMzS8gIGXh
— Jeux Olympiques (@jeuxolympiques) July 26, 2024