Por Mario Marona, jornalista –
Pergunto: os adversários de Hitler reproduziam integralmente suas manifestações e seus discursos, acreditando que fazendo isto estavam mostrando à Alemanha que o chefe nazista incitava a violência e o assassinato de judeus, de comunistas, de homossexuais, de ciganos, de doentes incuráveis e dos não-arianos?
Certamente não.
Os que o fizessem seriam censurados severamente por estar ajudando a tornar ainda mais populares, normais e aceitáveis as ideias nazistas para uma parte numerosa da população alemã que, confusa e ressentida, havia se tornado suscetível à apologia da violência, do preconceito e do antissemitismo.
O que fez a ideologia nazifascista viável e sustentou a ascensão de Hitler ao poder e sua permanência por longo tempo e dezenas de milhões de mortes foi a repetição do discurso de ódio que empolgou a maioria da população.
Dizem que a história não se repete a não ser como far… e blá blá blá, mas infelizmente já vi muitos desmentidos deste postulado marxista, razão pela qual faço aqui um apelo – e me colocaria dramaticamente de joelhos para implorar aos amigos e companheiros de trincheira antifascista que usam as redes sociais:
PAREM DE REPRODUZIR O DISCURSO DA EXTREMA DIREITA!
Nem para denunciá-lo.
Nem para dizer que ele é de extrema direita.
Nem para mostrar que ele é ruim.
Nem para argumentar contra ele.
Critiquem-no, mas limitem-se a um resumo de seu conteúdo, apenas para justificar a argumentação contra ele.
Se continuarem reproduzindo tuites, posts e vídeos dos fascistas, vocês estarão fazendo o trabalho deles.
Estarão oferecendo à população acesso ao esgoto ideológico que tem sustentado a destruição do país e o maior retrocesso civilizatório que já vivemos – com consequências já demonstradas em atos de violência física pelas polícias e por uma parte da população..
Quando vejo amigos e companheiros compartilhando a integra de manifestações de bolsonaros e carlas zambelis da vida – e neste momento cito apenas cinco pessoas – eu me pergunto por que estamos ajudando a levar a estupidez destes fascistas ao povo brasileiro?
(Nos velhos tempos, o fascismo era combatido nas ruas, com soco inglês ou aos gritos, como Gleisi Hoffmann fez ontem. Não com retuites)