Nasce um mapa da agricultura ecológica no mundo

Compartilhe:

Por Henrique Kugler, compartilhado de Projeto Colabora – 

Quem são as pessoas que materializam esse ideal, outrora improvável, que é produzir alimento e conservar a natureza em um único ato? Projeto busca identificar aqueles que estão por trás dessas iniciativas de cultivo com baixo impacto ambiental

“Estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos, e a terra de ninguém.” Essas linhas foram redigidas em 1755, pelo filósofo genovês Jean-Jacques Rousseau, nas páginas do célebre “Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens”. Em seu idealismo libertário, Rousseau provavelmente não imaginava que a emblemática frase atravessaria os séculos – e ganharia interpretações que transcendem a própria filosofia. Hoje, vivemos uma pandemia global. E, enquanto nações inteiras reconfiguram suas engrenagens, um esquecido debate retorna ao centro das atenções. Não, não mais interessa debater apenas a propriedade, a terra e o alimento. Discutimos, agora, a segurança alimentar e nutricional dos povos.




Com o auxílio de um mapa digital interativo, e de metodologias de jornalismo transfronteiriço (ou cross-border journalism, no termo consagrado em inglês), vamos conhecer a dimensão humana da agricultura ecológica em diferentes latitudes e longitudes

Por isso, precisamos falar em agricultura. Não uma agricultura que faça da terra um limite fundiário, do agricultor um comerciante de números, e do alimento um mero produto. Nesses novos tempos, somos convidados a pensar em uma agricultura que valoriza a terra como suporte sagrado da vida, o agricultor como intérprete da natureza, e o alimento como fonte primária de nossa sobrevivência. Afinal, o sinal dos tempos é claro. Nesse delicado equilíbrio entre natureza e civilização, aprendemos a distinguir o supérfluo do essencial.

E essencial, todos sabemos, é manter a vitalidade de nossos ecossistemas. Disso depende a qualidade do ar que respiramos; da água que bebemos; do alimento que nos sustenta. A agricultura de base ecológica, em suas variadas manifestações, pode ser um virtuoso caminho na busca pela harmonia entre produção e conservação. Agricultura orgânica, agricultura natural, agroecologia, agricultura biodinâmica, permacultura, sistemas agroflorestais… Há amplo vocabulário conceitual para nomear tantas práticas que, apesar de distintas, têm em comum uma característica: abrem mão do uso de agrotóxicos e fertilizantes sintéticos ou demais insumos químicos prejudiciais à saúde humana e ao ambiente natural.

A agricultura de base ecológica, em suas variadas manifestações, pode ser um virtuoso caminho na busca pela harmonia entre produção e conservação
A agricultura de base ecológica, em suas variadas manifestações, pode ser um virtuoso caminho na busca pela harmonia entre produção e conservação (Foto Henrique Kugler)

Diversos trabalhos científicos têm destacado a relevância desses métodos produtivos, em todos os continentes, diante dos múltiplos desafios globais enfrentados pelas sociedades contemporâneas. Alguns exemplos são o estudo Organic agriculture in the twenty-first century, publicado pela Nature Plants em 2016, ou o artigo Strategies for feeding the world more sustainably with organic agriculture, publicado na Nature Communications em 2017. As virtudes e potencialidades da agricultura ecológica são também endossadas pelo relatório Critical perspective on food systems, food crises and the future of the right to food, publicado pelas Nações Unidas no início de 2020.

Mas essa história tem ainda um capítulo não escrito. Por um lado, há décadas de pesquisas acerca dos aspectos técnicos concernentes aos sistemas agronômicos de base ecológica. Por outro lado, pouco sabemos sobre a dimensão humana desse fenômeno: quem são os atores anônimos por trás dessa revolução silenciosa que pode, quem sabe, oferecer um novo horizonte para as demandas alimentares da humanidade? São agricultores e agricultoras, e eles têm faces e nomes. Também sobrenomes. Quem são, onde vivem e como trabalham? Quais são suas motivações, seus objetivos e suas dificuldades?

Para encontrar tais respostas, inauguramos o projeto Farming for the future: ecological agriculture and food security in the 21st century. Jornalistas e fotógrafos visitarão propriedades rurais ecológicas em vários países com um só objetivo: narrar as histórias de vida dos agricultores e agricultoras que materializam esse ideal outrora improvável, que é produzir alimento e conservar a natureza em um único ato. Com o auxílio de um mapa digital interativo, e de metodologias de jornalismo transfronteiriço (ou cross-border journalism, no termo consagrado em inglês), vamos conhecer a dimensão humana da agricultura ecológica em diferentes latitudes e longitudes. E, com o apoio do projeto #Colabora, temos a honra de publicar agora as duas primeiras reportagens desse audacioso projeto.

*Esta reportagem foi uma das vencedoras da 1ª Bolsa #Colabora

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Posts Populares
Categorias