Natal na Palestina: Jesus renasce nos escombros*

Compartilhe:

Por Jamil Chade, UOL

Neste ano, a cidade de Belém, na Cisjordânia, optou pelo silêncio para marcar o Natal. Um gesto em solidariedade às vítimas da guerra em Gaza.




Mas uma igreja foi além. No presépio montado tradicionalmente no local, o menino Jesus aparece entre escombros, uma referência à destruição de milhares de casas e de vidas desde outubro no território palestino.

A iniciativa foi da Igreja Evangélica Luterana de Natal. Em seu presépio, um boneco de um bebê está coberto pelo lenço palestino keffiyeh, símbolo da resistência e da luta por terra.

Mas é o entorno que chama a atenção. Jesus está entre escombros, numa referência às mais de 7.800 crianças mortas em Gaza, de um total de de 20 mil vítimas.

Para os organizadores do presépio, aquele Jesus representa as milhares de crianças enterradas sob os escombros em Gaza, número que nem sequer se conhece até agora.

* Título feito pelo Bem Blogado

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias