A casa onde viveu o poeta estava, até então, abandonada. Agora, a expectativa é que o local seja transformado em um equipamento cultural para a cidade
Por Guilherme Carvalho, compartilhado de O Povo
A casa onde viveu Patativa do Assaré, na região do Cariri, vai ser transformada em um espaço cultural após ser adquirida pela Universidade que leva o mesmo nome do poeta. O imóvel fica localizado no centro da cidade de Assaré, distante 470 km da capital Fortaleza.
Segundo a instituição, o espaço será usado para fomentar a cultura local, através de concursos culturais, espaços para recitação de poesias, rodas de viola e ações educativas destinadas a estudantes do ensino fundamental e médio.
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.Assine
Em entrevista à rádio O POVO CBN Cariri, o diretor da Universidade Patativa, Anderson Palácio, explicou que a residência passará por reformas para abrigar o equipamento. “A casa não tinha mais nenhum morador e não estava aberta para visitação. Existe a necessidade de um restauro para manter as características originais, desde quando o poeta viveu ali”, disse.
Patativa do Assaré foi um renomado poeta cearense que nasceu em 1909 a Serra de Santana, distante 15 km de Assaré. Falecido em 2002, sua poesia celebrou a cultura e as lutas do povo nordestino, tornando-se um ícone da literatura de cordel no Brasil. O espaço cultural ficará localizado na avenida Perimetral, nº 27, próxima à Igreja Matriz da cidade.