Compartilhado de Joranl GGN –
Medidas tomadas pelo governo Jair Bolsonaro foram apontadas como entrave para fechamento de parcerias com Holanda e Estados Unidos
Jornal GGN – O Brasil não tem muito que comemorar no Dia do Meio Ambiente: o país corre o risco de que a política ambiental adotada pelo governo Jair Bolsonaro tornar inviáveis os planos do país de aumentar a quantidade de negócios efetuados com o resto do mundo.
Holanda e Estados Unidos já sinalizaram que não se mostram dispostos a fechar acordos comerciais com o país, justamente por discordarem das decisões políticas tomadas pelo atual governo.
Enquanto um Comitê da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos enviou carta em que assume posição contrária a acordos com o Brasil, parlamentares holandeses se posicionaram contra o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, cedendo a um lobby de agricultores locais, justamente por conta do risco ambiental – e a tendência é que isso se repita em um cenário de disputa comercial.
Segundo especialistas consultados pelo jornal O Globo, tais reveses podem acabar por comprometer os planos de abertura da equipe econômica. E o caso com os Estados Unidos tem um ponto de especial atenção: as primeiras pesquisas colocam o candidato democrata Joe Biden à frente de Donald Trump na disputa eleitoral pela presidência norte-americana. E como o governo Bolsonaro colocou-se ao lado do trumpismo, isso pode causar problemas nas negociações comerciais com o país.