No STF, Mendonça sugere culpa de Dino no 8/1 e toma sabão de Moraes: “Um absurdo”

Compartilhe:

Os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), bateram boca nesta quinta-feira (14) sobre o papel do Ministério da Justiça no dia 8 de janeiro, quando terroristas a serviço de Jair Bolsonaro invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília.

Por Kiko Nogueira, compartilhado de DCM




Alexandre de Moraes passa um sabão em André Mendonça

Mendonça passava pano para Aécio Lúcio Costa Pereira, o primeiro réu pelos atos golpistas a ter o caso analisado pela Corte. Aproveitou para encorpar a narrativa golpista de que houve leniência do governo. Lembrou que foi ministro da Justiça e alegou que policiais da Força Nacional poderiam ter sido acionados para evitar os ataques.

“Em todos esses movimentos de 7 de Setembro, como ministro da Justiça, eu estava de plantão com uma equipe à disposição, seja no Ministério da Justiça, seja com policiais da Força Nacional que chegariam aqui em minutos para impedir o que aconteceu”, afirmou. “Eu não consigo entender e também carece de resposta como o Palácio do Planalto foi invadido da forma como foi invadido”.

Moraes apartou: “Ministro André, se me permite, já que Vossa Excelência entrou nesse caso. As investigações demonstram claramente o porquê que houve essa facilidade. Cinco coronéis comandantes da PM do DF estão presos, exatamente porque desde o final das eleições se comunicavam por [WhatsApp] dizendo exatamente que iriam preparar uma forma de, havendo manifestação, a Polícia Militar não reagir”.

O clima esquentou e Moraes foi enfático: “Com todo respeito, é um absurdo Vossa Excelência falar que a culpa do 8 de Janeiro é do ministro da Justiça quando cinco comandantes estão presos, quando o ex-ministro da Justiça fugiu e jogou o celular no lixo e foi preso. Tenha dó!”

Repetiu: “Tenha dó!”.

“Não coloque palavras na minha boca”, devolveu Mendonça, a essa altura diminuto. “Não sou advogado de ninguém”.

É advogado, sim, e ele sabe de quem.

André Mendonça deu um voto “intermediário” contra Aécio – com punição mais pesada que a de Kassio Nunes Marques, mas mais leve que a defendida pelo relator Alexandre de Moraes.

Mendonça afirmou, por exemplo, ser contra a condenação simultânea pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

Para o ministro, o primeiro crime “absorve” o segundo, ou seja, seria incorreto fixar duas penas separadas.

⚠️ Alexandre de Moraes e André Mendonça discutem no STF

“Com todo respeito, é um absurdo vossa excelência falar que a culpa do 8 de Janeiro é do ministro da Justiça quando cinco comandantes estão presos, quando o ex-ministro da Justiça fugiu e jogou o celular no lixo e foi… pic.twitter.com/UcIglr3k5O

— Metrópoles (@Metropoles) September 14, 2023

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Posts Populares
Categorias