A região Nordeste apresenta a menor taxa brasileira de mortes por covid-19 e incidência da doença por 100 mil habitantes. Os dados foram reunidos e analisados pelo professor do Departamento de Física da UFRN, José Dias do Nascimento Júnior, responsável pelos gráficos e projeções relacionadas à pandemia no Comitê Científico do Nordeste.
Por LUIZ HENRIQUE GOMES, compartilhado de Saiba Mais
Segundo o físico, a informação foi mostrada nos relatórios da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) em 2021 e segue com a mesma diferença sistemática na análise atual dos dados. A taxa de mortalidade do Nordeste é de 212 mortes por 100 mil habitantes. Já a incidência é 9.278 casos por 100 mil habitantes.
A região Sudeste, por exemplo, tem uma mortalidade de 337 habitantes por 100 mil habitantes. Na mesma região, a incidência de casos é 11.100 por 100 mil habitantes.
José Dias afirma que o comportamento dos gráficos são resultados de diversos fatores. As principais citadas por ele – e pelo coordenador do Comitê Científico do Combate ao Coronavírus do Nordeste, Sérgio Rezende – é que o Nordeste teve mais adesão às medidas de distanciamento social e às medidas preventivas, como o uso obrigatório de máscaras.
Além disso, o cientista cita as medidas de prefeitos e governadores ao longo da pandemia. Em alguns Estados, os protocolos sanitários foram mais rígidos do que em outras regiões.