Nos EUA, escolas privadas subsidiadas ensinam que homens e dinossauros conviveram

Compartilhe:

Por Cynara Menezes em Socialista Morena – 

Sem fiscalização, escolas fundamentalistas reescrevem a história a seu bel-prazer, a ponto de chamarem negros escravizados de “imigrantes”

GRAVURA DE LIVRO DIDÁTICO DOS EUA MOSTRA HOMENS DE ROUPA E DINOSSAUROS JUNTOS

Um dos efeitos perversos da perseguição aos professores durante o macarthismo nos Estados Unidos, como deseja fazer aqui o famigerado projeto Escola sem Partido, foi a liberação completa dos currículos escolares: ao contrário do Brasil e da maioria dos países, os EUA aboliram a existência de um currículo nacional para a educação justamente no auge da guerra fria, em 1965.

Isso significa que as escolas privadas norte-americanas podem ensinar o que bem desejarem às crianças, sem fiscalização ou intervenção do Estado, ao mesmo tempo que ele financia parcialmente milhares delas. A imprensa dos EUA tem trazido à tona histórias escabrosas de como escolas evangélicas que surgiram nas últimas décadas estão modificando a história a seu bel-prazer, a ponto de colocar homens convivendo com dinossauros (sendo que os dinossauros foram extintos há 65 milhões de anos e o Homo sapiens começou a evoluir há 200 mil anos) e de chamar os negros trazidos da África para serem escravos de “imigrantes”.

Estudantes que aprenderam ciência neste tipo de ambiente não estão preparados para a universidade. Eles estariam em desvantagem, intelectualmente falando

O jornal Orlando Sentinel, da Flórida, pediu a educadores que revisassem o material didático das três editoras cristãs populares nas mais de 2 mil escolas do Estado que dependem de cerca de 1 bilhão de dólares subsidiados pelo governo para se manter. E descobriu diversas distorções de fatos históricos, frequentemente para se adequar ao que conta a Bíblia. Os livros de ciência vão contra a teoria da evolução e um deles mostra dinossauros e homens habitando a Terra no mesmo período, afirmando que Noé levou bebês dinossauros na famosa arca.

LIVRO DE “CIÊNCIA” TENTA COMPROVAR QUE HOMENS E DINOSSAUROS CONVIVERAM

“Estudantes que aprenderam ciência neste tipo de ambiente não estão preparados para a universidade. Eles estariam em desvantagem, intelectualmente falando”, disse ao jornal a professora de Biologia da Universidade de Central Florida Cynthia Bayer, uma das educadoras que revisaram os livros “científicos” dessas escolas. No livro de Estudos Sociais, se afirma que “a maioria dos brancos e negros do Sul viveu durante anos em harmonia” até que “indivíduos ávidos por poder atiçaram as pessoas”.

Os porta-vozes das escolas defenderam o material pedagógico utilizado, dizendo que importante é transmitir o que a escola acredita ser verdade, mesma concepção do Escola Sem Partido, que prioriza “os valores de ordem familiar” sobre a educação. “Nós acreditamos que nossa forma de ensinar é a correta. Nós focamos em criacionismo porque é nisso que acreditamos”, disse o diretor de uma delas. O absurdo de tudo é que, na Flórida, ao mesmo tempo que dão dinheiro público a essas escolas, a secretaria de Educação é proibida de questionar o currículo delas.

O site The Root aponta que uma das publicações de ciência conecta a homossexualidade com a Bíblia para dizer que ser gay é “pecado”. “Algumas pessoas erroneamente acreditam que um indivíduo nasce homossexual e que sua atração pelo mesmo sexo é normal. Mas testes aprofundados mostraram que não há diferença biológica entre homossexuais e os outros, provando que a homossexualidade é algo aprendido. A Bíblia ensina que a homossexualidade é um pecado. No Velho Testamento, Deus mandava matá-los. Como Deus nunca mandou matar por atitudes normais ou aceitáveis, é tão racional dizer que a homossexualidade é normal quanto dizer que matar ou roubar é normal”.

Um livro destinado ao ensino médio transforma o genocídio dos índios norte-americanos em motivo de orgulho cristão: “como Deus usou o Trail of Tears (migrações forçadas) para levar muitos Cherokees até Cristo”. Diz ainda que a Ku Klux Klan perseguia negros e brancos igualmente e linchou pessoas não porque era racista, mas porque “achava que a lei era fraca ou lenta”. O movimento pelos direitos civis é reduzido a seis parágrafos que não incluem o assassinato de Martin Luther King ou qualquer conflito.

Segundo levantamento do Huffington Post, 75% das escolas privadas que recebem dinheiro público são religiosas. Desde que Donald Trump assumiu, sua secretária de Educação tem estimulado os Estados a financiar escolas privadas, que seriam uma alternativa às escolas públicas ruins (já vimos esse filme no Brasil…). Atualmente, 14 Estados e o Distrito de Columbia têm subsídios e 17 dão incentivos fiscais a escolas do gênero, a maioria evangélicas.

No Oregon, escolas fundamentalistas subsidiadas pelo Estado utilizam o material pedagógico das mesmas editoras, Abeka, Bob Jones University Press e Accelerated Christian Education (ACE). Um dos livros da ACE chama a escravidão de “imigração negra”, explicando: “Os escravos eram em sua maioria negros africanos e são os únicos imigrantes que nunca escolherem vir para a América livremente”.

Tocador de vídeo

(Fonte: Huffington Post)

O plano é esse: primeiro é a perseguição de professores e o cerceamento de seu direito à livre expressão, como pretendem os defensores da Escola Sem Partido. Depois é passar a ensinar inverdades para as crianças e reescrever a História, formando uma geração de ignorantes facilmente manipuláveis. Apoiado por organizações de extrema-direita como o MBL, o projeto Escola Sem Partido pode ser votado pela comissão especial que trata do assunto nesta quarta, 11 de julho.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias