‘Milton + esperanza’ traz releituras de clássicos de Bituca e outras canções com participações especiais de Paul Simon, Orquestra Ouro Preto e outros
Por Célio Ribeiro, compartilhado de Itatiaia
Novo disco de Bituca é destaque na imprensa internacional
Divulgação/Concord Records
Milton Nascimento se aposentou oficialmente dos palcos no fim de 2022, mas continua ativo dentro dos estúdios. No próximo dia 9 de agosto, Bituca vai lançar um novo álbum, ‘Milton + esperanza’, em parceria com a cantora e contrabaixista estadunidense Esperanza Spalding. O álbum, que traz releituras de clássicos do cantor carioca/mineiro com participações mais que especiais, foi destaque do jornal The New York Times nesta quinta-feira (1º).
A reportagem traz trechos entrevistas intimistas com Milton e Esperanza, destaca a carreira construída por Bituca nas últimas seis décadas e relembra o apelido de ‘Voz de Deus’, dada a Milton Nascimento pela cantora Elis Regina. A reportagem é assinada por Jack Nicas, chefe das equipes do The Times no Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.
‘A voz singular de Nascimento e sua ascensão às notas mais altas ajudaram a influenciar uma geração de artistas. Em entrevista, Paul Simon (Simon & Garfunkel) descreveu sua voz como uma “mágica sedosa”. Philip Bailey (Earth, Wind & Fire) comparou-a com “uma bela praia brasileira”. Sting (The Police) disse que havia “verdade na beleza” dela’, diz um trecho da matéria.
O álbum ‘Milton + esperanza’ vai trazer releituras de clássicos de Bituca, como ‘Cais’, ‘Saudade Dos Aviões Da Panair (Conversando No Bar), Morro Velho e Outubro (vídeo acima), eternizada na voz de Elis Regina. O álbum ainda traz uma versão de ‘A Day In The Life’, canção clássica dos Beatles.
Além de Milton Nascimento e Esperanza Spalding, o novo álbum traz a participação de Paul Simon (cantando em português!), Orquestra Ouro Preto, Maria Gadú, Tim Bernardes e Carolina Shorter (esposa do falecido musicista Wayne Shorter).
O álbum ‘Milton + esperanza’, de Milton Nascimento e Esperanza Spalding, está disponível em pré-venda no próprio site da artista estadunidense, custando a partir de 15 dólares (cerca de R$ 90,00). O lançamento oficial está marcado para 9 de agosto. Ainda não há uma data para o álbum chegar ao Brasil.