Novo livro de Leonardo Padura: A transparência do tempo

Compartilhe:

Por Claudio Lovato Filho, jornalista e escritor, no Facebook

“A convicção de que a escrita é apenas a possibilidade de construir outros a partir do que você foi e é servira para que você tentasse distanciar-se de si mesmo, ver-se a partir de uma perspectiva reveladora, agradável e dolorosa ao mesmo tempo. Porque sua capacidade imaginativa duvidosa é determinada por uma experiência vital, livresca, reduzida e, sobretudo, recorrentemente própria e, portanto, contaminada.




Por isso, ao avançar, amontoar páginas, ler, copiar dados, você percebia esse distanciamento esclarecedor, porque ia se transformando em outro, libertando-se de si mesmo e de alguma maneira se completando nesses outros. Ganhando liberdade.

 

 

 

 

 

Isso é escrever? Transformar-se em outro? Renunciar a si mesmo em favor do criado? Tentar recompor o que não tem possibilidade de restauração? Manipular o espetáculo torpe da vida vivida, sem desígnio prévio possível, e transformá-la numa criação mais benévola e lógica, de certo modo menos humana e por isso mesmo mais satisfatória? Brincar de ser livre? Até mesmo ser livre?”

Leonardo Padura, “A Transparência do Tempo” (Boitempo, 2018)

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias