Por Jota A. Botelho, Jornal GGN –
Berço da bossa nova em Copacabana e onde “tudo começou” – Considerado um dos berços da bossa nova, o Beco das Garrafas fica na Rua Duvivier, numa travessa sem saída, entre os edifícios de números 21 e 37. O nome Beco das Garrafas decorreu da seguida prática dos moradores dos edifícios entorno, de jogar garrafas nos frequentadores das boates lá embaixo, e, por ser uma rua estreita e sem saída. Foi batizado por Sérgio Porto inicialmente como Beco das Garrafadas, reduzido mais tarde para Beco das Garrafas.
Músicas: Chega de Saudade, por Elizeth Cardoso / Beco das Garrafas, por Zélia Duncan
Músicas: Soirrée à Copacabana, HQ da Bossa Nova, por Marcus Wargner / Dindi (Tom Jobim) – Charlie Byrd / Amor em Paz (Tom Jobim) – Herbie Mann
Justamente ali, no início dos anos 60, quatro boates aconteciam: Ma Griffe, Bacarat, Little Club e Bottle’s.
Mas a noite não ficava só ali. Logo adiante, na rua Carvalho de Mendonça estreita como a Rua Duvivier, mas com saída, ficava o Beco do Joga-a-Chave. Viela com inúmeras casas noturnas, mas com especial destaque para o Bar e Boate Dominó. Das quatro boates, só o Mas Griffe se dedicava a prostituição, embora também tivesse um piano, que no passado fora comandado por Newton Mendonça.
As outras três apresentavam a melhor música que se podia ouvir na época. Duas delas, Little Club e Bottle’s, ambas de propriedade dos irmãos italianos Alberico e Giovanni Campana, sempre dispostos a patrocinar jovens talentos, desde que eles mantivessem as suas casas cheias. Difícil era a vida dos irmãos Campana. Comerciantes no Brasil, passaram tanta dureza nos anos 50 que chegaram a vender uma casa para voltar ao país de origem. Antes, tentaram uma última cartada adquirindo, em três anos, de 1955 a 58, três boates entre as Ruas Duvivier e Rodolfo Dantas, em Copacabana: o Little Club, o Bottle’s Bar e o Ma Griffe.
A sorte, desta vez, estava com os italianos. Não muito dali, também em Copacabana, o Bossa Três, formado pelo pianista Luís Carlos Vinhas , o baterista Edison “Maluco” Machado e o baixista Tião Netto incendiava as noites do restaurante Au Bon Gourmet.
“Eles não foram muito bem recebidos. A conservadora classe política que frequentava o Au Bon Gourmet não gostou da maneira ousada que o trio tocava samba – queriam é ouvir Nelson Gonçalves cantar samba-canção. Resultado: na mesma hora em que eles foram demitidos eu contratei o trio para tocar no Little Club” – Alberico Campana
Com a chegada do Bossa Três as boates dos irmãos Campana e o Bacarat, de propriedade do músico Chuca-Chuca e de Luigi Garutti, o Gigi, logo começaram a atrair boa parte dos talentos da noite carioca.
Em seus pequenos espaços, abrigavam pocket shows assinados com criatividade pela dupla Miele e Bôscoli, responsáveis pela direção, pelo som e pela iluminação, seu lema era “Dê-nos um elevador e nós lhe daremos um espetáculo”. Além dos musicais noturnos, havia também as matinês de domingo, que reuniam músicos amadores e profissionais. O Beco das Garrafas, abrigou, nos anos 1960, o melhor da bossa nova instrumental.
Ali se apresentavam Sergio Mendes, Luiz Eça, Luís Carlos Vinhas, Salvador e Tenório Jr., Raul de Souza, J.T. Meireles, Cipó, Paulo Moura, Maurício Einhorn, Rildo Hora, Baden Powell, Durval Ferreira, Tião Neto, Manuel Gusmão, Bebeto Castilho, Dom Um Romão, Edison Machado, Airto Moreira, Wilson das Neves, Chico Batera, Vítor Manga e Hélcio Milito, entre outros músicos. Entre os cantores, além de Sylvinha Telles e Marisa Gata Mansa, Dóris Monteiro, Claudette Soares, Alaíde Costa, Lenny Andrade (então com 17 anos) não precisava apenas correr do bombardeio dos vizinhos.
O Bossa Três, Sergio Mendes e Bossa Rio e Chico Feitosa (de óculos), todos iniciando no Beco das Garrafas.
Bottle’s – (LC Vinhas, Sebastião Neto & Edison Machado) – Bossa Três
https://youtu.be/INwaR2FwQrw
Fim de Noite (Chico Feitosa & Ronaldo Bôscoli) / O Amor Que Acabou (C. Feitosa & Lula Freire) – Chico Feitosa
Durval Ferreira e Maurício Einhorn
Batida Diferente & Um Abraço Em Charlie Parker (Durval Ferreira & Maurício Einhorn) – D. Ferreira & M. Einhorn
Tenório Jr. com Edison Machado e J.T. Meirelles & Os Copa 5
Samadhi – Tenório Jr.
Quintessência (J.T. Meirelles) – Edison Machado
Solo – J.T. Meirelles & Os Copa 5
Lenny Andrade
https://youtu.be/Gh4EGPBirEU
Quando estreou no Bacarat, passava mais tempo no banheiro da boate do que no palco. “O comissário do Juizado de Menores queria me prender de qualquer jeito, mas nunca conseguiu me pegar. Era uma delícia cantar no Beco. Vinham músicos de todos os cantos. Eu lembro do Rauzinho (de Souza, hoje um dos maiores trombonistas o mundo) chegando de ônibus, de Sergio Mendes ainda garoto querendo impressionar os músicos veteranos, Flora Purim, Nara Leão, Sérgio Ricardo, Johnny Alf, Sílvio César, Agostinho dos Santos, Jorge Ben, Wilson Simonal, Pery Ribeiro e Elis Regina”.
Outro personagem de destaque no Beco das Garrafas foi o dançarino, coreógrafo e cantor Lennie Dale, que, além de dirigir vários shows ali apresentados, sendo muito exigente com relação à necessidade de ensaio, aproveitava o espaço vazio do Bottle’s durante as tardes para ministrar aos artistas aulas de expressão corporal. Durante um show de Lennie Dale, a dupla de produtores Miele e Bôscoli resolveu montar um número para canção “O Pato” (a famosa canção gravada por João Gilberto). No intervalo dos versos (“O pato/ vinha cantando alegremente”), Lennie abria uma bandeja, de onde saía um pato, que ficava encarregado do “Quen, Quen”. Uma ideia surrealista, que deu certo apenas nos primeiros números, como conta Miele: “Eu fiquei encarregado de conseguir os patos num morro lá perto. Comprava filhotes, para ficar mais fácil de cobrir na bandeja carregada pelo Lennie. O problema é que sempre no fim dos shows, a gente esquecia o tal patinho preso debaixo do tablado – no dia seguinte ele estava morto, comido pelo ratos da boate”, diz Miele. “E lá ia eu de novo, comprar novos patinhos no morro. Um dia, na falta de filhotes, eu comprei um pato adulto. O Lennie não sabia. Quando abriu a bandeja levou um susto com aquele pato enorme, que saiu voando pela plateia. Ficou furioso, mas eu e o Bôscoli rimos três dias seguidos”.
Elis Regina e Lennie Dale
Spinning Whell (David C. Thomas) & Samba Do Avião (Tom Jobim) – Elis Regina & Lennie Dale
O clima festivo do Beco das Garrafas não durou muito tempo. Quando Elis Regina fez por lá, em 1964, uma grande temporada no Little Club, boa parte das estrelas já haviam migrado para as grandes casas de shows, para os programas de televisão e para o exterior. A própria Elis, após arrebatar o público no Beco, foi levada pelo empresário Marcos Lázaro a assinar um contrário milionário da TV Record, em São Paulo.
Miele, Ronaldo Bôscoli e Elis Regina no Beco das Garrafas
Pot-Pourri: Consolação/Berimbau/Tem Dó/Deixa/Upa Neguinho (Vinicius & Baden / Edu Lobo & Guarnieri) – Elis Regina
Pery Ribeiro
https://youtu.be/ep-JsFg1Llc
Sergio Augusto Sarapo
Língua do P (Sergio Augusto Sarapo) & Afinal (S. Augusto & Lula Freire) – Sergio Augusto
João Gilberto
Samba De Uma Nota Só (Tom Jobim & Newton Mendonça) – João Gilberto
Baden Powell
Conversando Comigo Mesmo (Baden Powell) – Baden Powell
Carlos Lyra
Pot-Pourri: Até Parece/Lobo Bobo/Você E Eu/Saudade Fez Um Samba/Influência do Jazz – Carlos Lyra
Johnny Alf & Trio e Alaíde Costa ao lado de João Gilberto
Sem Esse Céu (Luiz Bonfá) & Eu E A Brisa (Johnny Alf) – Luiz Bonfá & Johnny Alf / Johnny Alf & Trio
Ilusão À Toa (Johnny Alf) – Johnny Alf & Alaíde Costa
Dolores Duran
Fim De Caso (Dolores Duran) & Por Causa de Você (Dolores Duran & Tom Jobim) – Dolores Duran
Doris Monteiro
Mocinho Bonito (Billy Blanco) – Doris Monteiro
Sylvia Telles e Lúcio Alves
Se É Tarde Me Perdoa (Carlos Lyra) & Esse Seu Olhar / Só Em Teus Braços (Tom Jobim) – Sylvia Telles & Lúcio Alves
A REVITALIZAÇÃO DO BECO DAS GARRAFAS
Amanda Bravo e o Mural dos que passaram pelo Beco das Garrafas
O Beco das Garrafas – Minidocumentário do tradicional Beco das Garrafas patrocinado pela Heineken sobre sua história e revitalização do local que foi considerado o “berço” da Bossa Nova, na Rua Duvivier, Copacabana, Rio de Janeiro.
Mas em 2014, depois de mais de 40 anos desativado, o Beco das Garrafas voltou! Acredite!
Fruto do desejo de reviver uma época de ouro e para dar oportunidade a inúmeros talentos disponíveis e interessados em tocar ali a produtora Amanda Bravo, filha do lendário Durval Ferreira, compositor, produtor e autor de clássicos da bossa nova como “Batida Diferente”, ele mesmo um frequentador do Beco, ativou o empresário Sérgio De Martino (que é o proprietário dos imóveis onde ficam o Bacarat e o Botlle’s Bar) e no “peito e na raça”, reabriram a casa, firmaram um patrociníio com uma marca de cerveja que bancou uma reforma, e que abriu em setembro de 2014 com diversos shows numa programação composta por bandas do novo cenário da música brasileira.
Depoimentos
“Nos anos 60 dois militares da Marinha estavam em uma boate nesta rua, e foram postos para fora por não pagarem a conta, o que acabou por gerar uma briga,onde foram espancados por diversos seguranças das boates. Muito machucados foram para o quartel e seus companheiros resolveram invadir a boate. O que se sucedeu foi uma invasão de muito militares na boate, tiros e alguns feridos, sendo esta casa noturna fechada definitivamente. Me lembro que no granito da porta de entrada tinha várias marcas de tiros. Caso seja de interesse tenho algumas fotos desta rua já nos anos 70. Nesta época não era rua sem saída, e dava mão de direção no sentido Rua Duvivier para Rua Rodolfo Dantas. Me lembro que na esquina com a Rua Rodolfo Dantas existia um florista Sr. Laffond que era um sobrevivente do holocausto, tinha inclusive uma filha que é atriz de televisão a Monique Laffond. Hoje moro no ES, para minha juventude foi nesta rua”. – Alvaro Ferreira
** Editores do texto: Marcelo Antelo & Ines Oswaldo Cruz no site Copacabana.com/Beco das Garrafas
** Seleção Musical (hipotética), Vídeos e Fotos de nossa autoria.
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DETALHES
Tom Jobim, Charlie Byrd e Herbie Mann no Brasil
O Departamento de Estado Norte-Americano financiou a vinda dos músicos Charlie Byrd e Herbie Mann ao Brasil para aprenderem a bossa nova conosco, conforme o 2º. vídeo ‘O Beco das Garrafas e a Bossa Nova’. Além de reacenderem a chama do jazz que já se encontrava praticamente moribundo, levaram quase todo o pessoal daqui para a América, e produziram milhares de discos que realimentaram sua indústria fonográfica no mundo inteiro. Se houvesse Lava Jato nos EUA todos certamente iriam em cana.
Jorge Ben(Jor) de casaco branco na porta do Bottle’s Bar
Conforme depoimento no minidocumentário acima, Jorge Ben(Jor) também andava pelo Beco das Garrafas, numa época que ainda não tinha fama alguma, mas ele acabou subindo ao palco, em 1962, com a música “Mas Que Nada”.
Mas Que Nada – Jorge Ben(Jor)
Por volta de 1969, e no comecinho da década de 70, ele fez um enorme sucesso. Comprou um fusca e um violão, pegou sua nega Tereza e saiu por este país tropical afora cantarolando “…o meu Brasil amando e idolatrado”, enquanto o côro comia solto nos porões da ditadura de 64. Quem sabe já não estamos noutra ditadura novamente? De paraíso tropical estaríamos de volta ao paraíso fiscal dos anos 90? Neste caso, como temos mania de grandeza, agora seremos o maior paraíso fiscal do mundo. Estaríamos de volta ao beco sem saída?…
País Tropical – Jorge Ben(Jor)