O bilheteiro do Cine Gemini ou “já vi este filme”

Compartilhe:

Por Celso Sabadin, jornalista, cineasta e crítico, Facebook – 

Lembrei outro dia de um episódio que vivi lá pelos anos 70. Local: Cine Gemini, na Avenida Paulista. Para quem não sabe ou não lembra, o Cine Gemini era um conjunto de duas salas de cinema com duas bilheterias, algo impensável nos dias de hoje, em que não raramente uma só bilheteria serve um punhado de salas. Duas salas, duas bilheterias, duas filas que corriam paralelas. Eu estava na fila da Sala 1.

Comprei dois ingressos e o bilheteiro me deu duas entradas inteiras. “Desculpe, são duas meias, esqueci de dizer”, falei pra ele. O mal humorado sujeito me informou que não poderia trocá-las, pois já haviam sido emitidas. Argumentei que na longa fila que se formava atrás de mim não haveria dificuldade alguma dele repassar as duas inteiras. Ele foi inflexível: as entradas já tinham sido emitidas, e não tinha como voltar atrás. Eu teria de pagá-las inteiras. Recusei. E no meu furor adolescente lhe disse que não arredaria o pé da fila enquanto ele não fizesse a troca.
Aconteceu então algo que seria surpreendente para o momento atual: um rapaz que acompanhava o bate-boca, na fila ao lado, solidarizou-se comigo e disse que ele também travaria a entrada da Sala 2, caso o bilheteiro não resolvesse o problema.




Diante das duas filas paradas, o sujeito atrás do vidro não teve saída: trocou meus bilhetes. Olhou para os meus cabelos, na época, bem compridos, e ainda teve tempo de exclamar, logo após me passar os tickets: “Comunista!”.

Talvez o Brasil não tenha mudado tanto assim. Creio que apenas vivemos um momento em que os idiotas – antes escondidos em suas tocas – estejam vivenciando ares de validação e consequente coragem. Cabe a nós resistir e revidar o mais cedo possível. Eles são covardes: voltarão rapidinho às suas trevas.

 

Obs: título do Bem Blogado

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Posts Populares
Categorias