Por Lúcia Capanema Alvares, professora da Universidade Federal Fluminense, pós-doutora em Planejamento Urbano e Regional –
A Jacyra Braga Areas, ferrenha defensora dos trabalhadores, e Maria Célia Rodrigues, uma humanista. Ambas perderam suas vidas neste 21/03/21 por fatores relacionados à pandemia.
Como pode Bolsonaro receber uma mega comemoração de aniversário no Palácio da Alvorada na noite de 20 para 21 de março e durante todo o domingo? Como pode alguém comemorar alguma coisa num Brasil mergulhado em tragédia sem solução no horizonte, em 3000 mortos por dia, em falta de oxigênio para doentes que não conseguem respirar? Mais ainda, como podem comemorar o aniversário do maior colaborador para esta tragédia?
Sim, o ‘geno-’, que cultua a si mesmo e a sua famiglia por meio de fakenews e desmandos, o ‘cida’ que busca o armamento dos civis para subjugar as forças do estado ao invés de gerir a crise sanitária. O que parece impossível torna-se concreto com fanáticos, desinformados, desumanos que cultuam o ódio e a saga de seu mito-capitão.
Segundo relatos de um vizinho, cujo apartamento fica praticamente ao lado do Palácio da Alvorada, a festança começou em alto e bom som e “era nível reveillon pré-pandemia. Aí, eu lembrei que o geno**** faz aniversário em 21 de março. Exatamente à meia noite teve início uma enorme queima de fogos que durou exatos vinte minutos. E era no Palácio.”
É fácil encontrar o evento na internet. No vídeo publicado, um fanático grita em meio aos fogos de artifício: “Palácio do Alvorada, meia-noite e cinco. Presidente, o senhor tem um exército nas ruas… Parabéns, presidente”.
As imagens do vídeo sobre a festa são claras: fogos, carros estacionados e, ao fundo, as grades de proteção que separam o estacionamento dos jardins do palácio.
Como puderam comemorar ali, na porta do Palácio da Alvorada”? Como entusiastas do ocupante do palácio conseguiram acesso à área de segurança e permanência durante a noite junto ao estacionamento do palácio, com seus veículos cheios de explosivos de classe 01 (segundo a ONU) no dia anterior?
E o Google Maps confirma: são as grades do Palácio!
Se a Agência Brasil de Notícias (EBC) publicou que “por medida de segurança, todos os carros que circulam na via que dá acesso ao Palácio da Alvorada serão revistados, tanto na altura do Palácio do Jaburu (residência oficial do vice-presidente Hamilton Mourão), quanto na altura do hotel Royal Tulip”[1] a partir de 13/05/2020… Como pode Bolsonaro receber uma mega comemoração de aniversário no Palácio da Alvorada?
[1] https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2020-05/circulacao-de-carros-no-palacio-da-alvorada-sofrera-restricoes